27/04/2020 às 16h29min - Atualizada em 27/04/2020 às 16h29min

Abertas inscrições para exposição virtual com fotografias sobre a região amazônica | Portal Obidense

Entre os dias 17 de abril e 10 de maio, participantes podem inscrever de uma a quatro fotografias

Por: Walmir Ferreira
Informações: Ipham
Foto: Divulgação Ipham
PARÁ - Da Amazônia de rios e florestas à Amazônia urbana das grandes cidades, uma variedade de abordagens sobre a região poderá compor a exposição Habitar a água: cultura e paisagens nas Amazônias, cuja convocatória está aberta de 17 de abril a 10 de maio de 2020. Podem se inscrever pessoas maiores de 18 anos, com propostas de fotos únicas ou em séries de até quatro imagens. Realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a convocatória terá como resultado uma exposição virtual, que ficará disponível a partir do dia 18 de maio.
 
Até então planejada para ocorrer em uma galeria de Belém (PA), a exposição passou a ter caráter virtual diante da situação de emergência em saúde pública, decorrente da pandemia do coronavírus. A proposta é manter a programação do evento, mas sem interferir no distanciamento social, que é a principal recomendação para conter a epidemia.

A convocatória visa a promover o caráter cultural da paisagem: trabalho, práticas, saberes, trocas e significados diversos impressos em portos, trapiches, fábricas e oficinas. Nesse caminho, a mostra vai reunir imagens que se referem às identidades amazônicas, às memórias e aos diferentes grupos que formam a sociedade brasileira. Partindo de rios, igarapés e baías, a convocatória tem como objetivo, ainda, congregar imagens que demarquem a interação entre ser humano e natureza: a perspectiva socioeconômica atravessando os significados culturais.

Encerradas as inscrições, as fotografias serão selecionadas por um júri, que indicará as propostas participantes da exposição coletiva. As obras devem estar adequadas ao tema, propondo provocações críticas sobre a pluralidade de modos de viver nas Amazônias, tendo como eixo norteador o Patrimônio Cultural. A mostra virtual será aberta no dia 18 de maio; a exposição física deve ocorrer em data a ser anunciada.
 
A convocatória
Podem se inscrever pessoas físicas, brasileiros e maiores de 18 anos completos até a data da inscrição. Serão aceitas propostas de fotografias individualmente ou em séries de até quatro imagens, que devem ser enviadas em alta resolução. Não podem participar da convocatória organizadores da exposição e seus parentes de primeiro grau. As inscrições podem ser feitas por meio eletrônico no site portal.iphan.gov.br/pa.

As fotografias serão identificadas com nome do autor, técnica e título (caso seja aplicável), além de um breve currículo artístico. Fotos que retratem pessoas devem vir acompanhadas de Termo de Autorização de Uso de Imagem, assinada pela pessoa ou responsável legal. Mais detalhes das fotografias e da submissão estão disponíveis na convocatória.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp