18/03/2020 às 11h35min - Atualizada em 18/03/2020 às 11h35min

Diante da realidade todos juntos no combate a pandemia do Covid-19 | Portal Obidense

Ações estão sendo implementadas por todas as esferas governamentais, para quem descumprir penalidades poderão ser impostas

Por: Walmir Ferreira
Alberto Beltrame, titular da Sespa
ÓBIDOS – Está claro que o melhor remédio para combater a pandemia do CoronasVirus é a disciplina, higiene pessoal e evitar aglomerações, pode até existir exageros por parte da imprensa, mas isso é devido a muitos não estarem levando a sério o mal que assola o mundo. Muitos estão repassando informações diversas, sem ler.
 
Em Óbidos algumas medidas já foram tomadas e outras estão por vim. Prefeito já convocou a imprensa para uma coletiva que vai acontecer na quita-feira (19) às 11hs, toda a população deverá esta atenta e ligada nas ações, pois essa luta é de todos.
 
Nos estados, medidas compulsórias já foram tomadas, se necessário uso da força, multa e prisão, no Amazonas onde reside grande numero de obidenses, nenhum navio de turismo poderá deixar ou receber passageiros, seja nacional ou internacional, lá já foi confirmado 3 casos da doença.
 
Na maioria dos estados e município as aulas já foram suspensas e serviços secundários não estão sendo realizados. Empresas estão dando férias aos funcionários e quem pode trabalhar de casa, irá fazer suas atividades sem precisar se deslocar.
 
Decreto N.609 de 16 março já foi publicado no Diário Oficial do Pará, que dispões sobre as medidas de enfretamento da pandemia, onde proíbe licenciamento ou autorização para realização de eventos publico ou privado para mais de 499 pessoas entre outras ações.  
 
Dentre as principais ações desenvolvidas pelo Governo do Pará para enfrentar a doença, está a implantação do Comitê Técnico Assessor de Informações Estratégicas e Respostas Rápidas à Emergência em Vigilância em Saúde, referentes ao novo coronavírus, criado para organizar as ações de vigilância, prevenção e controle da Covid-19, e a elaboração do Plano de Contingência Estadual para a Infecção Humana pelo novo coronavírus.
 
A Secretaria de Saúde do Pará informa ao cidadão que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) são o primeiro lugar que se deve procurar caso tenha algum sintoma do novo coranavírus e pede que sejam evitadas as procuras por emergências (como hospitais, prontos-socorros e UPAs), deixando-as livres apenas para os casos mais graves, ou para aquelas pessoas pertencentes aos grupos de risco, que são os idosos a partir de 60 anos e os portadores de doenças crônicas graves e imunodeprimidos, como pacientes que passam por quimioterapia, hipertensos e outras doenças do coração e diabéticos.
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. No entanto, o coronavírus (SARS-CoV-2) ainda precisa de mais estudos e investigações para caracterizar melhor os sinais e sintomas da doença.
Os principais são sintomas conhecidos até o momento são:
  • Febre;
  • Tosse;
  • Dificuldade para respirar.
Estudos indicam que 90% dos casos de Covid-19 são leves, semelhantes a um resfriado ou uma gripe. Nos casos leves e moderados de Coronavírus, a infecção apresenta manifestações clínicas parecidas com as de outros vírus. Dessa forma, nesses casos de novo coronavírus é indicado:
  • Repouso;
  • Hidratação (ingestão de bastante água e líquidos);
  • Medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como: uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos); uso de umidificador no quarto; tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.
Pacientes que tenham seu quadro agradavado, o médico avaliará se há necessidade de internação hospitalar ou não.
O diagnóstico é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz). O procedimento deve ser realizado para todos os casos suspeitos que atendam os critérios determinados pelo Ministério da Saúde.
Caso comunicado no sistema de monitoramento do Ministério da Saúde, abastecido diretamente pelas prefeituras.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp