15/11/2019 às 12h57min - Atualizada em 15/11/2019 às 12h57min

Oficina de Gestão Administrativa e Financeira movimenta instituições do terceiro setor | Portal Obidense

O primeiro módulo da oficina foi realizado nos municípios de Oriximiná, Terra Santa e Faro para representantes de associações, conselhos e cooperativas

Por: Walmir Ferreira
Foto e Texto: Martha Costa - TS
OESTE - Aproximadamente 100 representantes de instituições ligadas ao terceiro setor e instituições públicas dos municípios de Oriximiná, Terra Santa e Faro participaram na primeira quinzena de novembro do primeiro módulo da oficina de Gestão Administrativa e financeira realizada pelo Programa Territórios Sustentáveis por meio do eixo Capital Social, desenvolvido pela Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam). A oficina teve como principal objetivo contribuir para o fortalecimento institucional das organizações da sociedade civil, conselhos e instituições públicas por meio de capacitações e orientações quanto às boas práticas da gestão administrativa e financeira.

De acordo com Carlos Régis Araújo Pereira, técnico da Ecam, as oficinas surgiram a partir de um diagnóstico realizando nos três municípios para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. “Nós realizamos um diagnóstico junto às associações, cooperativas e todas as organizações que compõem o terceiro setor onde conseguimos visualizar muitas demandas importantes para a gestão destas organizações e apresentamos as propostas das oficinas e estamos desenvolvendo este programa para que eles desenvolvam estas habilidades e saibam o melhor caminho para fazer uma gestão eficiente”, ressaltou Carlos Regis.

Dentro do conteúdo trabalhado durante as capacitações está a gestão financeira, assunto que lida diretamente com a movimentação de caixa, entradas e saídas de recursos financeiros. “É muito importante que as instituições saibam controlar sua parte financeira fazendo as devidas prestações de contas de todo movimento e tenham o controle destes recursos e que mantenham a transparência deste processo com seus associados e cooperados para que todos possam estar cientes”, concluiu.

O próximo módulo da capacitação está previsto para ser realizado ainda na primeira quinzena de dezembro dando continuidade à oficina realizada nos municípios de Oriximiná, Terra Santa e Faro. O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa da Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN) e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp