15/11/2019 às 11h08min - Atualizada em 15/11/2019 às 11h08min

Instituto Juruti Sustentável estabelece parcerias com instituições internacionais | Portal Obidense

Fortalecendo parcerias pela Sustentabilidade - IJUS no Seminário PPA que aconteceu na Capital paraense

Por: Walmir Ferreira
Texto e foto de Italo Brum

Reunião do Seminário PPA em Belém - PA | Fotos: Ítalo Brum
JURUTI - Na semana de 5 a 8 de novembro em Belém, na capital paraense, a equipe do Instituto Juruti Sustentável (IJUS), realizou vários diálogos com grandes organizações privadas e governamentais, visando ampliar e fortalecer a atuação do instituto na região Oeste do Estado. Na semana, foram realizadas conversas com: a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional - USAID no Brasil, o projeto Barcarena Sustentável (Hydro), Equipe de Conservação da Amazônia (ECAM), Humana Sustentável, Alcoa, Secretaria Estadual De Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia- SEDEME e o Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB). Além de alguns veículos de comunicação.

Fortalecimento em foco


Nas pautas estavam pontos como fortalecer instituições não governamentais que estão atuando na região, se unindo visando criar um “cinturão” pela sustentabilidade no Pará.  A USAID, que tem forte atuação em nível internacional, percebeu a efetividade das ações que o IJUS está trabalhando. Para Juruti e região, já foi acertado a construção da “Carta de Intenção”, pontuando a proposta de uma agenda de trabalho conjunta entre IJUS, USAID e Alcoa. A agência americana já propôs a realização de visita ao município de Juruti para fevereiro de 2020.

A equipe do IJUS pôde fazer troca de experiência com o programa Barcarena Sustentável e Fundo Quilombola atuante no território de Oriximiná, para uma refletir sobre suas semelhanças e diferenças, pensando na realização de ações conjuntas em parcerias em prol do desenvolvimento em um nível mais macro.

Seminário “Parcerias do Setor Privado pela Conservação da Amazônia - PPA”

Durante o seminário PPA na capital paraense o IJUS foi convidado a apresentar o trabalho que realiza em Juruti e região. O evento contou com a presença de empresas e organizações nacionais e internacionais que são líderes em ações para sustentabilidade na Amazônia.

Na ocasião, a secretária geral do IJUS, Deise Melo, compartilhou a experiência do Fundo Juruti Sustentável. “Estamos preparados para firmar parcerias com grandes empresas e instituições. Nos sentimos reconhecidos pelo pioneirismo desde a governança das ações à execução de projetos dentro da floresta amazônica” afirmou.

“Essa forma de fazer gestão, seja dos recursos ou das pessoas é o que nos move, nosso sonho é tornar Juruti uma região Sustentável onde possamos viver bem melhor.” Completou Deise.

A Humana Sustentável mapeou 127 ações de apoio a iniciativas em comunidades, colocando o Fundo Juruti Sustentável entre os 5  modelos do Brasil de instrumentos para aporte de recursos privados em comunidades e territórios. Sendo um dos casos demonstrados no livro “Investindo no Desenvolvimento” (publicação lançada no Seminário).

Futuro

“Participar do Seminário PPA foi uma oportunidade ímpar para expor o trabalho desenvolvido pelo IJUS, e principalmente o formato adotado em nossas ações, além de um excelente espaço para a realização de networking, pois nos proporcionou conhecer novos possíveis parceiros. Assim, com certeza, teremos novas janelas de oportunidades na atração de recursos e olhares para o território de Juruti e entorno”, afirmou Bárbara Espínola, Secretária Executiva do IJUS.

Olhando para ao futuro ela diz como a equipe está motivada a continuar sua missão “Desta viagem nos restou a vontade de continuar o trabalho pelo desenvolvimento sustentável da região, continuar buscando parceria e sobretudo, trabalhar incansavelmente para atrair recursos para expandir cada vez mais as ações dessa ferramenta que vem dando certo aqui no Oeste do Estado”.

Fábio Abdala, Gerente Regional de Sustentabilidade da Alcoa, empresa parceira do IJUS em diversos projetos, falou como percebe o momento que o IJUS está trilhando pela efetividade de sua atuação. “O papel do IJUS está se colocando de maneira muito importante junto a potenciais parceiros como uma instituição capaz de elaborar agenda de desenvolvimento, ajudar comunidades e entender seu presente e seu futuro. Assim como o IJUS se colocando como parceiro na gestão profissional transparente, responsável do município”, afirma Fabio.

Para o futuro da Sustentabilidade em Juruti e entono, Fabio pontua sobre o papel do instituto “O IJUS tem um papel chave na conexão entre aqueles que se interessam no desenvolvimento de Juruti e região. Em particular para formular a agenda de Sustentabilidade, ajudar a fazer uma gestão profissional da riqueza que a mineração gera e colocar o dinheiro na ponta, onde estão as comunidades em projetos significativos, estruturantes das comunidades, do município.”

A presidente do IJUS, Idaliana Albuquerque, a secretaria geral, Deise Melo, o gerente de projetos, Elber Diniz, a secretária executiva, Bárbara Espínola, e o assessor de comunicação, Italo Brum, também marcaram presença no evento realizado em Belém.

Sobre o IJUS

O IJUS foi estabelecido em agosto de 2008, o Instituto Juruti Sustentável (IJUS) é a primeira organização civil certificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) no município de Juruti-PA.

O IJUS é composto pelo Conselho Juruti Sustentável – CONJUS, órgão voltado à promoção do diálogo coletivo entre organizações sociais, poder público e iniciativa privada; Fundo Juruti Sustentável – FUNJUS, mecanismo financeiro voltado a investimentos em projetos voltados ao desenvolvimento sustentável local; e indicadores para acompanhamento de aspectos do desenvolvimento socioeconômico de Juruti. Conselho, Fundo e Indicadores, juntos, integram a estratégia “Tripé Juruti Sustentável”, que norteia a atuação do IJUS desde a sua origem.

www.ijus.org.br


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp