02/11/2019 às 22h33min - Atualizada em 02/11/2019 às 22h33min

Projeto de teatro e cinema gratuitos chega ao Oeste Pará | Portal Obidense

Conexão Sustentável Alcoa forma plateias e leva ao público informações sobre preservação ambiental

Por: Walmir Ferreira
Texto: Eduardo Garcia Alves
OESTE - Santarém, Juruti e Óbidos recebem nas próximas semanas um projeto itinerante que está levando teatro, cinema e muita diversão a municípios de quatro estados. O Conexão Sustentável Alcoa, que já passou por Minas Gerais (Poços de Caldas), São Paulo (Divinolândia), e Maranhão (São Luis) chega ao Pará no dia 06 de novembro. A programação no estado segue até o dia 06 de dezembro.

As apresentações teatrais e sessões de cinema ocorrem em uma estrutura com capacidade para 30 pessoas, rampa de acesso e espaço para cadeirantes. A sala é climatizada e tem estrutura de som e luz especiais para garantir que o público aproveite ao máximo cada espetáculo. 

As peças ficarão à cargo da companhia Trip Teatro. Em “Quiz Intergalático” dois palhaços-cientistas pretendem fazer uma viagem ao espaço. Antes, porém, terão de entender como funciona o planeta Terra, o que vai levá-los a descobertas sobre a importância da preservação do meio ambiente. O público, formado principalmente por crianças, “viaja” e aprende junto com os personagens. 

“Com o Projeto Conexão Sustentável, buscamos nos conectar com as comunidades locais. Demonstramos que conceitos de sustentabilidade e inovação andam juntos, gerando valor”, diz a Diretora de Relações Governamentais e Comunicação da Alcoa, Michelle Shayo. 

Essa é a segunda etapa do Conexão Sustentável Alcoa em 2019. Nos últimos meses uma outra estrutura – o Palco Móvel – percorreu milhares de quilômetros por estradas do Sudeste, Nordeste e Norte do País e promoveu 96 sessões de teatro. “Projetos com esse perfil, que levam cultura até perto das pessoas, são importantes porque ajudam a formar plateias e ao mesmo tempo conscientizam o público”, diz Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura. 
 
Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Conexão Sustentável Alcoa é realizado pelo Ministério da Cidadania e Magma Cultura. O projeto tem patrocínio da Alcoa e apoio das prefeituras municipais. 

 
Sobre a Alcoa
 
Líder mundial em produtos de bauxita, alumina e alumínio, a Alcoa foi construída sobre uma base de valores sólidos e excelência operacional, operando com inovação desde a revolucionária descoberta que fez do alumínio uma parte vital e acessível da vida moderna, há 130 anos. Desde o desenvolvimento da indústria do alumínio, e ao longo da nossa história, nossos talentosos Alcoanos e Alcoanas seguiram adiante com inovações e melhores práticas que resultaram em eficiência, segurança, sustentabilidade e comunidades mais fortes onde quer que operemos. A Companhia segue impulsionada pelos seus valores “Agir com Integridade”, “Trabalhar com Excelência” e “Cuidar das Pessoas”. No Brasil, a Alcoa possui três unidades produtivas, em Poços de Caldas (MG), São Luís (MA) e Juruti (PA), escritórios em São Paulo (SP), Poços de Caldas (MG) e Brasília (DF), além de participação acionária na Mineração Rio do Norte (MRN) e em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho, Barra Grande, Serra do Facão e Estreito.
 
Sobre a Magma
 
A Magma Cultura atua desde 2008 com projetos que disseminam cultura, educação, entretenimento e cidadania por cidades de todos os estados das 5 regiões do Brasil, apresentando peças teatrais e exibindo conteúdos audiovisuais em unidades móveis, produzidas para funcionar como teatro e cinema sobre rodas. Os projetos realizados pela Magma Cultura estão em consonância com 9 dos 17 ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, iniciativa que visa mobilizar os países e a população geral em busca de novos caminhos para melhorar a vida das pessoas em todo planeta. Em 11 anos de estrada, mais de um milhão de pessoas foram beneficiadas pelas atividades promovidas pela Magma e seus patrocinadores.
 
PROGRAMAÇÃO
Sessões intercaladas de cinema e teatro
8h - 9h30 - 14h - 15h30 - 19h
 
SANTARÉM/PA
06/11 – E.M. Eilah Gentil – R. do Rosário, s/n – B. Santarenzinho
07/11 – E.M. Princesa Isabel – Av. Tancredo Neves, s/n – B. Nova República
08/11 – Fluminense Atlético Clube – Av. Presidente Vargas, 1817 – B. Santa Clara
09/11 – E.M. César Simões Ramalheiros – R. Henrique Saraiva, s/n – B. Área Verde
 
JURUTI/PA
Comunidades:
11/11 – Tabatinga
12/11 – Igarapé Açu
13/11 – Café Torrado
14/11 – São Pedro
15/11 – São Benedito
18/11 – Boa Esperança
19/11 – Jabuti
20/11 – Urucurana
21/11 – Terra Preta do Salé
25 A 29/11 - Tribódromo
 
ÓBIDOS/PA
02 a 06/12 - Praça da Cultura Palácio José Veríssimo
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Findando o período letivo qual a matéria mais difícil de passar?

5.9%
9.2%
44.4%
11.8%
17.6%
3.9%
7.2%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp