15/10/2019 às 09h48min - Atualizada em 15/10/2019 às 09h48min

A primeira letra – Assim foi denominada o decreto de D. Pedro ao dia do Professor | Portal Obidense

Também nessa data a igreja Católica comemora o dia da Educadora Santa Tereza D'Avila. A UNESCO foi oficializar a tão importante data somente em 1994

Por: Carlos Vieira
ÓBIDOS - “Aproveito a oportunidade para externar meus sinceros parabéns a todos os professores (as) que, com dignidade, competência, amor, sapiência e responsabilidade, estão empenhadas na árdua e nobre missão de ensinar”.   Com essa mensagem o professor Carlos Augusto Vieira Sarrazim, começa seu artigo sobre o dia do professor.
                 
O dia do professor foi oficializado no Brasil através do Decreto Federal número 52.682, de 14 de outubro de 1963, em comemoração ao dia em que o Príncipe do Império Brasileiro, D. Pedro I, assinou o Decreto Imperial tornando obrigatória a implantação do Ensino Elementar, em todos os Estados e Municípios brasileiros, também conhecidos como, Primeiras Letras.

CLICK AQUI - Assita a entrevisa na Praça da Cultura

O Decreto Imperial também determinava a descentralização do Ensino; o salário dos professores; as matérias básicas que todos deveriam aprender e o critério para a contratação do profissional.
                     
Coincidente ou propositalmente, nesse dia a Igreja Católica comemora o dia da Educadora Santa Tereza D'Avila. É de bom alvitre ressaltar, que o dia do professor, foi comemorado pela primeira vez no Brasil, no ano de 1947, quando um grupo de quatro professores do Colégio Caetano de Campos do Estado de São Paulo, pararam para fazer uma homenagem à classe. O exemplo foi seguido em todo o território brasileiro, culminando com sua oficialização.

Oficialização. A UNESCO, no ano de 1994, a exemplo do Brasil, só veio oficializar o dia internacional do Professor, no dia 05 de outubro de 1994.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp