13/10/2019 às 12h14min - Atualizada em 13/10/2019 às 12h14min

A Serra da Escama das Guaribas ou da Estrela? | Portal Obidense

Nosso cartão postal as margens do lago Pauxis, também já foi chamada de Serra das Estrelas, já teve dissertação de supões que seu nome surgiu da junção de Escudeira da Amazônia

Fonte e Texto Serra: Carlos A. S. Vieira
Por: Walmir Ferreira

Serra da Escama, também da Estrela, as margens do Lago Pauixs em Óbidos - Foto: Walmir ferreira
ÓBIDOS – O Portal Obidense pública diariamente fotos mostrando nossa região e os principais pontos considerados cartão postal da cidade de Óbidos no Pará, além disso há mais de 10 anos, vem pedindo pela preservação de nosso patrimônio e da Amazônia em geral.

Porém em uma postagem realizada dia 10 de outubro, onde chamamos a Serra da Escama de Serra da Estrela, alguns seguidores de nossa FranPage do facebook Portal Obidense Óbidos Destaque, contestaram. Em respeito a essas pessoas pedimos ao professor historiador Carlos Augusto Sarrazin Vieira que ao publicar em seu livro essa informação denominado “História de Óbidos, Sociedade, Politica, Cultura e Economia”, (esgotado para venda) explicasse o porquê? E nos revela fatos curiosos.


Esquema "Você sabia?" Pag. 80 do livro - História de Óbidos

A SERRA DA ESCAMA, está localizada a leste da cidade de Óbidos, nas margens do Lago Pauxis, com aproximadamente 80 metros acima do nível do mar. Muitas são as tentativas para explicar a origem de seu nome.

Uns afirmam ser devido a formação de sua vegetação, sobrepostas umas sobre as outras, como se fosse as escamas de um peixe. Em uma dissertação de conclusão de curso, a autora diz, que o nome se originou da sigla ESCuderia da AMAzônia, que seria a primeira guarnição do Exército a assumir o comando da Fortaleza Gurjão.

A Serra da Escama também é conhecida como Serra da Estrela, devido a Estrela D'alva (o planeta Vênus), surgir todos os dias por trás da Serra.

Quanto a esse nome (Serra da Estrela), não temos dúvidas quanto a sua origem. Serra da Escama, fica o desafio de continuarmos as pesquisas para tentarmos chegar a um consenso.

Mas e as guaribas? Ela nunca chegou a ser chamada de Serra das Guaribas, porém no local existem até hoje, Macacos Guaribas que “cantam” e fazer seu tradicional barulho, que aos poucos está se perdendo.


Capa do livro "História de Óbidos" Autor: Carlos A. S. Vieira | Foto: Reprodução Portal


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp