30/03/2016 às 18h18min - Atualizada em 30/03/2016 às 18h18min

Escadaria da Travessa Bom Jesus desaba parcialmente após forte chuva

O desabamento ocorreu na semana passada, a escadaria fica na área das barreiras em frente a cidade.

Por: Érique Figueirêdo
Foto: Wendel Menezes

ÓBIDOS – A forte chuva que caiu em Óbidos na noite da última sexta-feira (25), danificou a estrutura de concreto da escadaria que dá acesso a Cabeça do Padre, um dos pontos turísticos mais importantes de Óbidos. A escadaria fica localizada no final da Travessa Bom Jesus, na área central da cidade e é o principal acesso à praia do porto de cima.

O desabamento ocorreu por volta das 00:00h. No momento do acidente chovia muito e a forte enxurrada que desagua pela escadaria da via estreita ocasionou o desmoronamento da estrutura de concreto que foi construída em 2012, ainda na gestão do ex-prefeito Jaime Silva.

Moradores da área, relataram que desde o ano passado a situação da escadaria piorou com o surgimento de várias rachaduras. “Durante todo esse tempo só vieram olhar, agora

fazer, não fizeram nada não. Hoje [quarta-feira] veio um funcionário da Defesa Civil e também só olhou e foi embora. Ninguém diz nada e nós ficamos aqui totalmente à mercê da sorte”, reclamou Gerônimo Almada, morador da travessa, que afirmou ainda ter ouvido o estrondo no momento em que a escadaria cedeu.

Os moradores estão preocupados com a estrutura comprometida, mesmo assim algumas pessoas que trabalham na praia se arriscam e passam pelo local que não foi interditado pelos órgãos competentes, mesmo com o risco iminente de novos desabamentos. “Depois dessa escadaria aqui só o porto de cima, é muito longe, o jeito é arriscar e passar pelo o que sobrou dessa escada depois do desabamento”, justificou Armando Lacerda, autônomo que trabalha as margens do rio Amazonas.

A outra grande preocupação é quanto a Cabeça do Padre, que também já apresenta sérios problemas em sua estrutura. Com o incidente envolvendo a escadaria da travessa, há o risco de que alguns blocos de concreto possam se desprender e rolar em direção ao monumento histórico, que começa a ser alcançado pelo o rio Amazonas.

O Portal Obidense tentou contato com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Lindomar Marinho e com o secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Óbidos, Joaquim Alves, mas ninguém foi encontrado para falar sobre as medidas que serão tomadas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp