23/08/2019 às 11h03min - Atualizada em 23/08/2019 às 11h03min

Mercado Municipal de Óbidos, um patrimônio histórico, esquecido pelas gestões municipais e estaduais I Portal Obidense

Por: Hayme Amorim

Foto: Hayme Amorim
ÓBIDOS - De arquitetura no estilo colonial, com acabamentos detalhistas, este era o mercado municipal, que um dia foi o grande prédio do centro da cidade com vendas de variados produtos, onde os obidenses podiam fazer suas compras de alimentos em geral.
 
A estrutura atual foi inaugurada em 8 de dezembro de 1926, sob a gestão de Augusto Correa Pinto, e 93 anos depois de sua inauguração, o grande mercado que um dia foi um dos mais visitados do município, está esquecido e literalmente largado as traças.


A planta atual contém um salão com 22 divisões, que são usadas para os mercadores venderem seus produtos, como frutas, verduras, carnes, pescados, produtos e varejos em geral, mas com uma estrutura completamente comprometida e sem oferecer segurança para as pessoas que freqüentam o lugar.
 


As reclamações do descaso com um dos patrimônios históricos do município, não é apenas de quem visita, são de pessoas que usam aquele lugar para ganhar o pão de cada dia. Várias situações são relatadas pelos próprios donos dos Box de vendas que resistem bravamente em ficar no local, reclamam da péssima estrutura em que se encontra o prédio, com péssimo acabamento e telhado quebrado com diversas goteiras, visíveis a olhos nu, devido o mesmo não ter ação de conservação.
 
Será que algum dia alguém vai olhar para este velho prédio e colocar de volta a esperança nos obidenses de que este tão lindo patrimônio que nos presentearam será reformado e em breve poderá ser visitado sem medo de o telhado cair sobre sua cabeça? Porque é tão difícil os órgãos competentes recuperar algo tão lindo e que fez parte da nossa história? Será que o grande Mercado Municipal Irá se tornar mais uma daquelas casas de época que foram demolidas e esquecidas?
 
Ficam aí os questionamentos para que as pessoas tomem consciência ou se comovam e não deixem mais um pedaço da história obidense ir embora por conta da falta de interesse de todos os governos que já passaram.
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197-6588.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp