12/08/2019 às 10h54min - Atualizada em 12/08/2019 às 10h54min

Semana municipal de combate a leishmaniose visceral

Informações - Ascom
Fotos: Ascom
ÓBIDOS - A Prefeitura Municipal de Óbidos através da Secretaria de Saúde (Semsa) realizou a Semana Municipal de combate a Leishmaniose Visceral.

Segundo informações do setor de zoonoses, o foco da campanha é chamar atenção para a prevenção e conter os avanços da doença. Por isso, a campanha foi realizada no prazo de uma semana, iniciando na segunda-feira (05) e finalizando na manhã desta sexta-feira (09). O trabalho de conscientização foi realizado junto à usuários das Unidades Básicas de Saúde e também em algumas escolas do município.

Nas UBS a equipe trabalhou com palestras educativas e nas escolas foram realizadas atividades lúdicas, de tal forma, que o assunto pudesse ser elucidado da melhor forma possível. A equipe realizou também, teste rápido em animais para detectar anticorpos do protozoário Leishmaniose.
 
Leishmaniose visceral:
A Leishmaniose visceral ou Calazar, é causada por um protozoário chamado Leishmania que é transmitida aos animais através da picada do inseto chamado flebótomo (mosquito TATUQUIRA fêmea). Os cães são os animais domésticos hospedeiros que podem transmitir a doença para os seres humanos também através da picada do mosquito fêmea hematófago.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp