12/08/2019 às 10h10min - Atualizada em 12/08/2019 às 10h10min

Arqmo e Territórios Sustentáveis ampliam programa de estágio em Oriximiná

O programa teve início em 2017 no eixo quilombola e foi ampliado para os demais eixos do Programa Territórios Sustentáveis

Por: Martha Costa - Ecam
Foto: Martha Costa
ORIXIMINÁ - “Acreditamos que mais do que um Programa de Estágio, temos uma frente de trabalho com a juventude de Oriximiná”, a fala da coordenadora de projetos da Ecam Muryel Arantes explica um pouco sobre o objetivo de implementar e apoiar iniciativas que oportunizem aos jovens muito mais que um lugar no mercado de trabalho, mas o engajamento e o empoderamento da juventude na liderança junto às suas comunidades.

Iniciado em 2017 o Programa de Estágio Quilombola surgiu a partir de uma demanda da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Município de Oriximiná (Arqmo) que em parceria com o Programa Territórios Sustentáveis, por meio do Eixo Quilombola, que com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN) e parceria da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) buscou implementar, juntamente com as demais associações, o programa de modo a fortalecer as associações territoriais.


“A grande importância vem por acreditar no potencial da juventude quilombola. Em dar oportunidade a quem saiu lá do seu quilombo e veio para a cidade em busca de estudo. O estágio é a possibilidade dos jovens terem uma ocupação, adquirirem conhecimento e fortalecerem as suas raízes com o trabalho junto às suas associações”, frisou o conselheiro da Arqmo, Rogério Pereira, ao recordar que foi a partir do programa que surgiram algumas das principais lideranças jovens.

Em três anos o Programa de Estágio Quilombola cresceu e alcançou outros eixos do Programa Territórios Sustentáveis, que atualmente possui estagiários em Santarém, Oriximiná e Faro. Para acompanhar de perto o desenvolvimento dessa iniciativa, são realizadas semestralmente atividades de avaliação. “Nossa atividade de acompanhamento não poderia deixar de ser integrada, por isso realizamos essa atividade em quatro etapas” ressaltou a coordenadora após citar as etapas de treinamento, reunião com coordenadores, reunião de avaliação e encontro com a juventude.

Além do programa de Estágio Quilombola a Ecam mantem estagiários ligados às ações do PTS em Santarém, Oriximiná e Faro, jovens que conhecem na prática como são realizadas ações de atendimento a associações, coleta de dados e relatoria, entre outras atividades que fazem parte do dia a dia de um projeto social.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp