08/08/2019 às 19h38min - Atualizada em 08/08/2019 às 19h38min

Agencia Bancaria em Óbidos ignoram lei e desrespeitam aposentados – Portal Obidense

Idoso de 75 anos está tentando receber sua aposentadoria desde de terça-feira (05) e ao chegar no caixa não tem dinheiro

Por: Hayme Amorim
Foto: Hayme Amorim
ÓBIDOS – Em Óbidos, existe a lei das filas N°. 3.437 de 03 de julho 2007 que regulamenta o tratamento e atendimento das agencias bancarias, casas lotéricas e estabelecimentos de créditos, que não está sendo respeitada pelas agencias bancárias.

Entre os casos que está gerando revolta a população de Óbidos, principalmente usuários de instituições financeiras na cidade, o grande descaso das agências bancárias com seus clientes, que “deixam a ver navio” pela falta de dinheiro em caixa na hora do saque, isso acontece corriqueiramente segundo os usuários e o tempo na fila que vão por horas.

Nossa equipe de reportagem foi convidada por um cidadão descontente com o atendimento, Óbidos conta apenas com uma agência do Banco Bradesco Dia&Noite e para atender a demanda da população, existem alguns caixas em comércios locais.
 
Seu Pedro Rodriguês Silva de 75 anos, agricultor e morador da comunidade Santa Luzia, localizada na estrada em que vai para a cidade de Oriximiná, está no município de Óbidos na fila do caixa, desde a manhã de terça-feira (06), na esperança de receber sua aposentadoria, pois segundo o idoso o dinheiro sempre acaba por volta das 15h e 16h da tarde.

Segundo o idoso, após receber uma senha o tempo de espera chegou em média de 3 a 4 horas na fila, o que é tratado pela lei municipal como infração grave passível de multa.


O que diz a lei

Segundo a Lei N°. 3.437 de 03 de julho 2007 em seu Art. 2°, o cliente/usuário deverá ser atendido respeitando os seguintes tempos de espera na fila:

15 mn. Em dias normais
25 mn. Em véspera e depois de feriado prolongado
30 mn. Em dias de pagamentos de funcionários públicos, não podendo ultrapassar esse tempo em hipótese alguma.
 
Outra reclamação é a falta de “consideração” com os clientes, que sofrem na fila durante o dia todo. "Aqui não tem cadeira para nós sentar, agente tem que ficar na beira da calçada, com sede e com fome, pois não temos dinheiro pra comprar já que não conseguimos receber, e ainda temos que ficar entrando na loja de outras pessoas pra se esconder do sol". Desabafou seu Pedro.

A lei também em seu Art. 4° exige que o estabelecimento tenha um local com espaço suficiente que possa abrigar o usuário quanto o mesmo estiver aguardando o atendimento.
 
O idoso indaga ainda com tom de Ironia sobre a localização do dinheiro, dizendo: "Cadê o dinheiro que estava aqui?". Seu Pedro irá permanecer na fila de espera do caixa, para que assim possa conseguir retirar sua aposentadoria, e pede ainda aos deputados eleitos nos ano de 2018, que tomem providência em relação a essa falta de respeito, e que verifiquem o que acontece com o dinheiro, o porque dele acabar antes mesmo dos donos receberem os mesmos.

A quem recorrer?

O Portal Obidense verificou que no mês passado através do TAC 02/2018 – Termo de Ajuste de Conduta, o prefeito de Óbidos Francisco José Alfaia de Barros, se compromete a instalar o PROCOM municipal.

Através do Decreto N.° 200 de 17 de julho de 2019, nomeia Airton Carlos Goes dos Reis, para exercer o cargo de Coordenador Municipal do PROCOM Óbidos. Iremos verificar e conversar com o Airton para saber se existe algum tipo de ação em relação a situação dos bancos e também saber onde funciona e como será os atendimentos.

Ficamos com seu Pedro por volta de 25 a 30 munitos, saimos do local ela ainda estava aguardando seu atendimento para receber seu salário.
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197-6588.


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