21/03/2016 às 17h50min - Atualizada em 21/03/2016 às 17h50min

Grupo Getsemani faz mudanças para encenar a Paixão de Cristo.

Este ano o grupo teatral realizará em 2 atos a encenação da Via-Sacra, pela primeira vez a praça da cultura de Óbidos será transformada em cidade cenográfica.

Da Redação

ÓBIDOS – A devoção da via-sacra consiste na oração mental de acompanhar a encenação que retrata a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário. Com mais de vinte anos de apresentação, o grupo de teatro obidense Getsemâni vai realizar mudanças na apresentação da via-crúcis deste ano.

Segundo Lourdes Bentes presidente da associação artística e cultural do grupo, falou com exclusividade à nossa reportagem que as mudanças implementará em mais um ato que será apresentado na noite desta quinta-feira (24/03) na Praça da Cultura (Fobódromo). “Na verdade esta mudança será uma inclusão e uma grande experiência para todos nós.  A encenação na praça, era um sonho do companheiro Jonas Cordeiro (Junior do Fórum – in memorian) um dos fundadores do grupo Getsêmani que sempre alimentava a ideia de realizar a encenação da via-sacra na Praça da Cultura, o mesmo achava o local apropriado para montar a cidade cenográfica” afirmou a coordenadora.

O grupo Getsêmani tem recebido o apoio logístico das secretarias municipal de Cultura e de Educação, e também por parte de simpatizantes do grupo. “Conversamos com os secretários Sandro Silva e João Neto, eles estão apoiando a ideia e nos colocaram à disposição uma estrutura no local para que possa somar na noite da apresentação, assim como temos o apoio de Geandre Reis que tem formação acadêmica em artes cênicas e está na coordenação dos ensaios, e o apoio incondicional do Padre Davenir Andrade da Paróquia de Sant’ Ana. Todos nós estamos empenhados em realizar uma boa apresentação. Vamos aguardar as famílias e o povo para nos prestigiarem” finalizou Lourdes Bentes.

Confira a programação da via-sacra – Primeiro Ato (Praça da Cultura) quinta-feira.

1º - Encenação do Lava Pés.

2º - A Santa Ceia.

3º - A prisão de Cristo.

4º -  Procissão do fogaréu, saindo da Praça da Cultura até a igreja de Lourdes.

Com a mudança e a inclusão de mais um ato nas apresentações, os atores do Getsemani, terão o trabalho redobrado, é que na manhã de sexta-feira (25/03), a tradição de encenar a via-sacra continua pelas ruas da cidade. Aproximadamente 100 pessoas entres atores e equipe de apoio estarão encenando o caminho da via dolorosa de Jesus. A programação tem início as 08hs, e sairá da comunidade do bairro de Lourdes, percorre a avenida Dom Floriano, travessa Antônio Fernandes, travessa Lauro Sodré, com o ato da crucificação em frente ao prédio da Justiça do Trabalho e logo em seguida a encenação da ressurreição de Cristo em frente aos portões do bispado de Óbidos.

Confira a programação da via-sacra sexta-feira – Segundo Ato.

  1. Estação: Jesus é condenado à morte
  2. Estação: Jesus carrega a cruz às costas
  3. Estação: Jesus cai pela primeira vez
  4. Estação: Jesus encontra a sua Mãe
  5. Estação: Simão Cirineu ajuda a Jesus
  6. Estação: Verônica limpa o rosto de Jesus
  7. Estação: Jesus cai pela segunda vez
  8. Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
  9. Estação: Jesus cai pela terceira vez
  10. Estação: Jesus é despojado de suas vestes
  11. Estação: Jesus é pregado na cruz
  12. Estação: Jesus morre na cruz
  13. Estação: Jesus é descido da cruz
  14. Estação: Jesus é Sepultado
  15. Estação: Jesus ressuscita dos mortos


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp