20/07/2019 às 08h56min - Atualizada em 20/07/2019 às 08h56min

Nações e empresas se preparam para uma nova fase de exploração espacial com foco na permanência em solo lunar

Por: Walmir Ferreira
MUNDO - A chegada do homem à Lua, com o sucesso da missão Apollo 11, completa 50 anos neste sábado (20). O aniversário da primeira aterrissagem tripulada ao satélite natural ocorre em um momento de crescente interesse em torno do assunto. Existem diversos projetos para repetir a façanha dos anos 1960, como é o caso do programa Artemis, da própria Nasa, que pode sair do papel em 2024.
 
O conceito mais interessante a respeito do programa Artemis é a ideia de construir uma presença permanente do homem em solo lunar (ou ao menos em órbita lunar). O programa, que consiste em 37 missões de lançamento de diversos portes e objetivos, contempla, por exemplo, a construção do Gateway. O projeto é uma espécie de mini estação espacial em permanente órbita lunar, com capacidade de receber astronautas por meses a fio e recursos para lançamento de veículos lunares que levariam esses astronautas em missões de exploração no solo.

Agora é a vez de Artemis

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, foi instruída pelo governo do país a desenvolver um novo programa de exploração lunar. Batizado de Artemis, a irmã gêmea de Apolo na mitologia grega, a iniciativa é ambiciosa e fala na primeira missão tripulada pousando em solo lunar já em 2024. A ideia é que a ocasião marque a chegada da primeira mulher ao satélite natural da Terra.

Iniciativa Priva

A SpaceX, de Elon Musk (Gravem esse nome), também pretende explorar o satélite. O projeto dearMoon deverá ser posto em prática em 2023, quando a espaçonave BFR, criada para mandar humanos e carga para Marte, será posta à prova em uma viagem ao redor da Lua com um seleto grupo de convidados.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp