17/03/2016 às 17h54min - Atualizada em 17/03/2016 às 17h54min

Além das ruas esburacadas, Óbidos sofre com a falta e o mau condicionamento das sinalizações.

A cidade das ladeiras precisa urgentemente ser sinalizada e readequada em vários pontos no sentindo de humanizar o transito local.

Da Redação
Foto: Adilson Moraes

ÓBIDOS – Preocupados com a má conservação das Ruas e Sinalização nas mesmas, populares procuraram o Portal Obidense para que fizéssemos uma matéria, pois a cada dia o trânsito de Óbidos só tende a piorar. Ruas esburacadas, faixa de pedestre apagadas, falta de placa de sinalização, esses são alguns dos problemas que estamos encontrando em apenas uma pequena volta pela cidade, até a placa de um dos quebra-molas está dentro do terreno de uma escola (foto), sem falar da má conservação dos mesmo.

Diante de toda essa situação vem as perguntas: Quantos acidentes poderiam ser evitados se nossa infraestrutura viária tivesse sido construída a partir de projetos melhor elaborados e com materiais de melhor qualidade? Quantos prejuízos materiais pouparíamos se a manutenção fosse imediata e eficaz para recuperar sinalização e mobiliário danificado pelas intempéries ou acidentes anteriores? Quantas vidas teríamos preservado evitando acidentes causados por buracos porque faltou a atitude cidadã de os denunciar e reclamar, antecipando seu reparo por parte do órgão competente? Quantos novos acidentes ocorrem imediatamente após uma primeira ocorrência porque condutores curiosos – e despreparados – não resistem em contemplar a desgraça alheia, parando para ver o que aconteceu sem se darem por conta do risco que estão acrescendo à situação?

A via é pública. A responsabilidade de construí-la e mantê-la em bom estado, também. Isso significa, em última análise, que há uma responsabilidade coletiva, que seu bom estado, fundamental para que cumpra o seu papel, depende de todos. Ou seja, nós usuários não determinaremos diretamente quais são as regras: isso é papel do legislativo; nós as cumpriremos. Não as construiremos ou lhes daremos manutenção: isso é papel do DNIT, dos DERs, das Concessionárias ou das Prefeituras; nós as utilizaremos de forma adequada e zelaremos por seu bom uso e estado de conservação.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp