16/03/2016 às 13h41min - Atualizada em 21/03/2016 às 13h41min

Paróquia de São Martinho de Lima do bairro de Santa Terezinha terá programação especial na Semana Santa.

A programação terá início dia 20 até 27 de março, durante toda a semana contará com a presença dos padre e missionários paroquial.

Por: Pe. Leonador
Paróquia São Martinho de Lima
Foto: Paróquia São Martinho de Lima

ÓBIDOS - Diferentemente do que muitos pensam a semana santa não é o período para comer chocolate ou apenas tirar férias, mesmo que curta em função do feriado. A semana Santa é para a igreja católica e para os cristãos uma celebração que já acontece há muito tempo e faz parte da tradição da igreja. A data é a mais importante da igreja católica e representa o momento alto da espiritualidade cristã, pois é nesse período, que começa desde o domingo de ramos e segue até o domingo da ressurreição, que o cristão tem a oportunidade de refletir sobre o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Procissão de Ramos

Cada dia tem um significado especial. No domingo de ramos é celebrado duas situações que são marcantes e bem contraditórias na caminhada de Jesus. Uma é entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde ele foi aclamado pela multidão como rei dos judeus com ramos de oliveira, daí o nome da procissão dos ramos para recordar aquele momento que se deu na vida de Jesus.

O outro momento faz referência a entrega de Jesus na cruz, a condenação, o caminho dele na direção do calvário até a crucificação. Esse momento muito importante para gente refletir, pois mostra o mesmo homem que foi aclamado como rei tendo sua realeza manifestada de um modo extraordinário.

Programação e Via Sacra

Os outros dias, a segunda, a terça e a quarta-feira são dias de preparação para o tríduo pascal, em nossa Paróquia iremos realizar nos três dias as caminhadas penitenciais. Na segunda-feira a noite os católicos são convidados a procurar o sacramento da reconciliação, neste dia acontecerá o mutirão de confissão. Na terça a noite iremos meditar o santo terço e na quarta, acontecerá a via sacra encenada pelos nossos jovens nas ruas de Santa Terezinha.

Mais de 50 jovens estão se dedicando para este grande momento. Neste ano a via sacra vem com muitas novidades, a começar pelos temas refletidos. Iremos refletir sobre o ano santo da misericórdia e sobre o Congresso Eucarístico Nacional.  

Na quinta-feira inicia o tríduo pascal, e representa os três dias mais fortes e mais significativos que preparam para a pascoa. A pascoa é o ponto de chegada e é o sentido mais profundo, é tudo que dá sentido ao que nós celebramos nesses dias, que é a vitória da vida sobre a morte, a ressurreição de Jesus.

A sexta-feira Santa, também chamada de sexta-feira da Paixão, é o dia em que a igreja se volta mais para o fato da entrega e morte de Cristo. Nesta data é relembrada a morte de Jesus na cruz, um momento de silencio, interiorização e busca do sentido dessa entrega de Cristo.

No sábado acontecerá a grande vigília pascal, e a celebração da semana santa culmina com o domingo de Páscoa, dia em que se celebra a ressurreição de cristo, o que para os católicos quer dizer um rito de passagem da morte para uma nova vida, a renovação para um novo compromisso com a igreja e com Cristo.

Este ano a Paróquia organizou uma programação onde todas as áreas Paroquial terá a presença dos padres e dos missionários.

Acompanhe programação oficial:


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp