07/10/2015 às 18h04min - Atualizada em 07/10/2015 às 18h04min

A atração da noite de domingo foi o raro eclipse lunar

O eclipse total da Lua foi visto na noite deste domingo (27) por vários obidenses em diversos pontos da cidade

- Walmir Ferreira

ÓBIDOS – O eclipse total da Lua foi visto na noite deste domingo (27) por vários obidenses em diversos pontos da cidade. O fenômeno é resultado do alinhamento do astro com o Sol e a Terra. O eclipse só voltará a acontecer em 2033.

 

O eclipse total da Lua ocorreu entre as 23h11 e as 0h23 (horário de Brasília), do continente americano até o Oriente Médio.

 

Segundo o site galeria do meteorito, o termo Lua de Sangue se refere à tonalidade avermelhada que a Lua ganha durante os eclipses lunares totais (não em todos).

 

Quanto a Super Lua, o site informa que isso ocorre quando a Lua está no seu ponto mais próximo com a Terra (perigeu). Conforme a Lua orbita a Terra, ela se afasta e se aproxima, dependendo da época. Muitas vezes a Lua chega nesse ponto mais próximo durante a fase minguante, ou crescente, por exemplo, mas quando coincide da Lua esta em seu ponto mais próximo justamente no dia da Lua Cheia, ela fica consideravelmente maior no céu.

 

O fotografo Mauro Pantoja acompanhou todas as fases desse raro fenômeno e registrou qual foi à visão dos obidenses do eclipse lunar.

 

Acompanhe as fotos da “Super Lua de Sangue”.

 

Por: Érique Figueirêdo

Fotos: Mauro Pantoja


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp