29/05/2019 às 13h21min - Atualizada em 29/05/2019 às 13h21min

Secretario de Cultura Eduardo Dias fala sobre a revitalização do museu contextual em Óbidos

Por: Janete Nogueira
Foto: Janete Nogueira
ÓBIDOS - Na manhã da última Segunda feira (27) em entrevista a nossa equipe do Portal Obidense o Secretário de Cultura Eduardo Dias falou que tem buscado parceria para fazer a revitalização do Museu Contextual em Óbidos no  Oeste do Pará.

Conheça o projeto
O Museu Contextual nada mais é que um Museu de rua, onde o povo de Óbidos estará em contato com um pouco da história de uma sociedade que deu inicio a cidade de Óbidos, “essa história – que há mais de 300 anos de existência ainda guarda elementos históricos de um passado distante, que identifica seus membros como amazônidas”. (Conta Edu Dia)

Eduardo Dias Explica, “Com o passar dos anos essas placas foram se deteriorando algumas foram destruídas por vândalos que causaram danos, outras foram retiradas pelo próprio museu integrado. E como a secretaria de cultura tem assumido essa política da valorização da cultura local, agente propôs junto a ACOB (Associação Cultural Obidense) para revitalizar, construir,  uma nova  historia até por que hoje em dia tem patrimônio histórico  que nem existe mais,  como por exemplo, o antigo casarão da Rua Deputado Raimundo Chaves que foi demolido  para construção da Agência Banpará, Óbidos.”

É Complicado se desfazer dos patrimônioshistóricos Culturais, os casarões da frente da cidade fazem parte da história do museu Contextual, afirmou Dias.

“Então, agora, nós já conseguimos todas as lâminas renovadas e estamos aguardando a ajuda da Mineração Rio do Norte por meio do projeto circuito cultural, para nos ajudar a fazer as placas e ver o que a gente consegue restaurar.”

Já temos as placas, faltam às molduras e o vidro para colocar essas lâminas, para que elas voltem, ao lugar com as histórias das residências e das famílias no centro histórico de Óbidos.

“É um privilégio, revitalizar, fortalecer, nossa história, nesse sentido  eu creio que ate julho talvez a secretaria de cultura de Belém venha pra cá para inaugurar junto conosco esse museu, nós já estamos correndo atrás de recurso paraconstruir  as obras.”

O secretario de Cultura e turismo Eduardo Dias esteve junto com a diretora do Dephac/ secult , Lucy Azevedo  na ocasião  solicitou as lâminas  do Museu contextual,  em Belém (foto acima).
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197-6588.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp