18/05/2019 às 12h30min - Atualizada em 18/05/2019 às 12h30min

A obidense, Maria Dometila ganha uma linda festa da família para comemorar seus 99 anos de vida

Por: Walmir Ferreira
Fotos: Ariana Paz - Video: Ney Ribeiro
MANAUS – A festa de aniversário de Maria Dometila Queiroz Soares, conhecida carinhosamente como “Maria Velha”, aconteceu no último sábado (11) reuniu familiares até a quinta geração. Maria Velha, completou 99 anos de vida, nasceu na comunidade da Ilha Grande em Óbidos, no oeste do Pará em 11 de maio de 1920, tinha como profissão parteira, e segundo suas anotações ajudou a trazer ao mundo, mais de mil crianças. Dometila atualmente mora em Manaus no estado do Amazonas, realizou seu último trabalho como parteira aos 79 anos de idade, o festão foi estilo anos 60 de um Brasil, onde o gosto musical foi um movimento chamado de Jovem Guarda.


Com tanta história para ser contada, daria vários livros que prenderia qualquer leitor, com 99 anos de idade completado no dia 11 de maio, a Penta Avó Maria Dometila, teve disposição para receber e se despedir dos convidados, além de abençoar várias gerações, entre filhos, netos, bisnetos, trinetos, tataranetos e penta netos. E surpreendentemente, ainda cantou para os convidados, não apenas uma, mas duas canções.

Maria Velha, é obidense, quando morava na terra querida, residia na rua Graciliano Negreiros, bairro da Cidade Nova, próximo a passagem, que liga os bairros da Cidade Velha a Cidade Nova, as margens do Lago Pauxis o “Laguinho”, vizinha da tão bem conhecida Dona Maria Cardoso, seu Joel entre outros.

Com uma história de vida de perseverança, perdeu o pai, seu Manoel, ainda criança, teve que trabalhar para ajudar sua mãe, dona Ana, a sustentar a família, casou-se com 18 anos, com Benedito, um militar do exército brasileiro, muito mais velho, na época tinha 40 anos de idade, com quem teve 10 filhos, sendo 4 mulheres e 6 homens, seu Benedito, viveu até aos 105 anos.

Veja o video abaixo



Maria Velha, ajudando jovens mães obidenses no trabalho de parto a partir dos 18 anos de idade, vocação que a fez conhecida na cidade, seus filhos: Francisco (Papaizinho), Docília (Tia Santinha), Malaquias (Malak), Assunção, Cleuza (Teia) João (Negão), Manoel (Neco), este já falecido, Pedro (Galo), Madalena (Madá) e Raimunda (Roia) foram criados em uma rigidez onde a honestidade e a responsabilidade com a família era primordial.

Para a festa de seus 99 anos, não conseguiu reunir todos os filhos pois, seu filho mais velho tem mais de 80 anos e mora em Óbidos, mas veio a filha que mora em Campinas, a neta que mora em Brasília, e muitos, mas muitos netos de várias gerações.

Vários momentos da festa chamaram a atenção, muitos se emocionaram, a própria aniversariante deixou em vários momentos escapar algumas lagrimas, antes mesmo da festa começar, um momento de fé, agradecimento a Deus pela vida em uma bela oração de um pastor, em seguida dona Maria velha recebeu homenagem de suas bisnetas, Maísa e Maria Beatriz, que cantaram uma canção, denominada “Eu te amo vovó”.


Anos 60
O tema escolhido para a festa da quase centenária, foram os animados anos 60, quando o Rock estilo jovem guarda, tomava conta do Brasil, o surgimento do disco em vinil (LP) Long Play, a explosão do sucesso da cantora Celly Campelo, com a música, Biquíni de Bolinha e o surgimento das vitrolas. Essa década foi marcada por grandes mudanças de comportamento. A vontade de se rebelar e a luta pela liberdade de se expressar sacudiram a juventude.       

A aniversariante mora em Manaus há 24 anos, e quando completou 94 anos de idade, foi para Brasília, capital do Brasil, fazendo sua primeira viagem de avião, quando todos temiam pela viagem, foi quando se surpreenderam, pois ela gostou tanto que declarou: “Se soubesse que andar de avião era tão bom, já teria feito isso mais vezes” e com seus bem vividos 94 anos passou 2 semanas em Brasília com sua neta Aline.

O Portal Obidense se sentiu honrado em ser convidado para registrar esse momento, transmitimos ao vivo, e registrando em mais de 160 fotografias de vários momentos que deixamos a disposição. A transmissão está em nossas redes sociais e em nosso canal do YouTub.

Veja as fotos – CLICK AQUI

Veja o Video - CLICK AQUI



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp