10/03/2016 às 08h57min - Atualizada em 10/03/2016 às 08h57min

Coleta não passa e o lixo acumula em frente as residências

O carro da coleta de lixo está deixando a desejar, moradores reclamam do péssimo serviço

Da Redação
Foto: Adilson Moraes

ÓBIDOS – Nestas últimas semanas o carro que faz a coleta de lixo na cidade de Óbidos não está passando e os lixos estão acumulando em frente as residências, supermercados, etc. É só dar uma voltinha na cidade e nos deparamos com muito lixo acumulado por todos os lados. “O pior de tudo isso são os insetos, animais peçonhentos, ratos, urubus, cachorros, enfim, é só colocar o lixo para fora e os primeiros que aparecerem são os urubus que rasgam os sacos e espalham todo o lixo na calçada”. Falou a Sra. Maria Firmina que mora na Av. Dom Floriano no bairro Cidade Nova.

Passando pela rua Oswaldo Matos onde estão sendo feitos os serviços de canalização de água, nos deparamos com vários galhos de árvore caídos em meio ao meio fio da rua, que segundo os moradores já faz um tempinho que está entulhado por lá e que já foi avisado a prefeitura, mas até agora não fizeram a retirada.

O Lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal, ou seja, todo lixo originário de um ser vivo. Este tipo de lixo é produzido nas residências, escolas, empresas e pela natureza. Podemos citar como exemplos de lixo orgânico: restos de alimentos orgânicos (carnes, vegetais, frutos, cascas de ovos), papel, madeira, ossos, sementes, etc.

Este tipo de lixo precisa ser tratado com todo cuidado, pois pode gerar consequências indesejadas para os seres humanos como, por exemplo, mau cheiro, desenvolvimento de bactérias e fungos, aparecimento de ratos e insetos. Nestes casos, várias doenças podem surgir, através da contaminação do solo e da água. No processo de decomposição (apodrecimento) do lixo orgânico é produzido o chorume, que é um líquido viscoso e de cheiro forte e desagradável. O chorume também é um elemento que pode provocar a contaminação do solo e das águas (rios, lagos, lençóis freáticos).

O lixo orgânico deve ser depositado em aterros sanitários, seguindo todas as normas de saneamento básico e tratamento de lixo. A população também pode contribuir para o tratamento deste lixo, favorecendo a coleta seletiva do lixo e a reciclagem.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp