03/05/2019 às 22h33min - Atualizada em 03/05/2019 às 22h33min

Alunos da IFPA campos Óbidos apresentam projeto de produção de sabonete

Por: Janete Nogueira
Foto: Janete Nogueira
ÓBIDOS – Alunos do curso técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal do Pará em parceria com a Congregação das Franciscanas da Ação Pastoral realizaram oficina do projeto Integrador que tem como tema "A produção de sabonetes a partir do óleo essencial da Cinnamomum sp para geração de emprego e renda no Município de Óbidos, PA". A ação aconteceu dia 02 de maio nas dependências Escola Franciscana  Bom Pastor no bairro do São Francisco.

A oficina tem como objetivo principal a fabricação de sabonetes a partir de óleos essências da canela Cinnamomum sp para a geração de emprego e renda no município. Realizou-se pesquisa bibliográfica acerca do estudo da arte aos métodos de fabricação do sabonete. Trata-se de um estudo qualitativo e quantitativo no qual foi verificado as técnicas que otimizaram a produção do sabonete a partir da extração de óleos e essências da Canela.


A equipe do Portal Obidense conversou com a aluna Yasmim Pâmela Alencar Siqueira envolvida no projeto: “O projeto surgiu com a ideia de fabricação do extrato caseiro a partir da orientação e incentivo dos nossos professores que fabricaram um protótipo de um equipamento que já existe no mercado, para extração de essência via arraste e a vapor, nós fizemos a primeira e fizemos a segunda técnica que foi de extração de perfume de essência através de extração frio via solvente que é o que ficou mais viável para nós.”

No início a ideia era integrar o IFPA e a comunidade baseado nesses projetos, investimentos foram feitos, os alunos já vem trabalhado a um ano, porém ano anterior essa proposta foi apresentada na semana do meio ambiente, mas apenas um ano depois foi que se consegui executa-lo.

Entre os envolvidos está a orientadora Juliana Sousa, que recebeu os agradecimentos dos alunos por ter ajudado a realizar a ação onde integrou com a comunidade. A parceria foi entre o IFPA - Campus Óbidos e a Congregação das Franciscanas da Ação Pastoral, representada pela Irmã Ivaldete Rodrigues o projeto atendeu a mães de alunos da Escola Franciscana  Bom Pastor, no Bairro São Francisco.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.3%
10.1%
1.7%
0%
0%
15.3%
1.7%
0.6%
33.8%
1.7%
3.8%
4.6%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp