03/05/2019 às 18h22min - Atualizada em 03/05/2019 às 18h22min

Em Óbidos, coordenadores pedagógicos das escolas municipais se reúnem para reelaborarão curricular da BNCC

Por: Janete Nogueira
Foto: Janete Nogueira
ÓBIDOS - O encontro aconteceu nesta sexta-feira (03), no prédio do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Óbidos (STPMO) e reuni todos os coordenadores do meio urbano e rural.

Durante o encontro foi discutido sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagem essencial que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

O primeiro passo para a implementação da Base Nacional Curricular é a reformulação dos currículos das escolas, para que estes contemplem as aprendizagens previstas na BNCC e nos documentos oficiais locais.

Segundo Rosália Canto, coordenadora pedagógica de Educação infantil da SEMED que conversou com a equipe do Portal Obidense disse, “Nos começamos hoje o nosso primeiro encontro, ele ta acontecendo com os coordenadores pedagógicosdo meio urbano e rural para pactuar agenda que será afirmado para discussão e reelaboração do currículo municipal, ou seja, a BNCC”.

Primeiramente os coordenadores se reúnem, discutem os planos e depois saem em visita aos pólos, sobre isso explica Rosália: “Este é o nosso primeiro encontro a partir do dia quatorze agente vai estar nos polos fazendo esta discussão também para que seja reelaborado esse documento, que é esse currículo, nos vamos ter nove encontros tanto no meio rural quanto no meio urbano. Agente vai começar agora no dia 14 de maio e encerra no dia 07 de julho, nesses encontros vamos verificar a possibilidade de como vamos desenvolver esse trabalho nos pólo, depois agente vai juntar toda essa documentação, vai para analise, depois apresentamos para que a comunidade possa da as suas contribuições”.

É um trabalho bastante criterioso e deve passar por várias etapas ate finalmente chegar e ser discutido em audiência publica e enviado ao conselho municipal de educação como continua explicando a coordenadora: “Depois vem audiência pública e nos vamos esta apresentando todas as propostas de como é que nos queremos currículo municipal e a partir dai vai para o Conselho Municipal de Educação para ser aprovado e encaminhado para as escolas para poder orientar na reelaboração dos projetos politico pedagógicos(PPP) ate chegar no plano de aula do professor. Essa é a proposta a partir de 2020 a implantação da base de fato no município de Óbidos.” Explicou Rosália Canto Oliveira

Os coordenadores precisam estar preparados e seguros para empreender essa missão. Deles será a responsabilidade de ensinar conforme as orientações dos documentos oficiais, logo precisam conhecer a fundo a natureza e a importância das mudanças propostas, bem como a forma como esses documentos se traduzem em suas práticas pedagógicas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp