02/03/2016 às 09h43min - Atualizada em 02/03/2016 às 09h43min

O orgulho do povo obidense, balneário do Curuçambá quase debaixo de areia e terra.

Serão as chuvas que levam a areia para dentro do rio? Descaso? Falta de conscientização? Desmatamento? Construções irregulares?

Da Redação
Fotos: Adilson Moraes

ÓBIDOS – O Balneário Curuçambá que fica a 9 quilômetros do município de Óbidos, um dos locais mais visitados por turistas e até mesmo por filhos de Óbidos que moram em outras cidades ou em outros países, e que ao retornarem não tem como deixar de visitar este local por ser um ambiente com águas geladas, tranquilo e pôr estar em contato direto com a natureza. Muitos já dizem: “Quem for a Óbidos e não visitar o Curuçambá é mesmo que não ter ido”. Mas nos últimos tempos o Curuçambá tem sido pouco visitado, devido a vários aspectos.

A equipe do Portal Obidense em visita ao local, deparou-se com várias situações, uma delas é a chuva que vem causando uma grande erosão paralela a estrada trazendo muita areia para dentro do rio (foto). A outra é que passamos por um período de estiagem muito longo onde as águas estão demorando para subir e encherem os rios.

Mas em um pequeno tempo que estivemos por lá, nos deparamos com alguns agravantes levando a acreditar que o ser humano é o maior causador disso tudo, ou seja, os banhistas estão

fazendo fogueiras para assar churrasco (foto), muito lixo em torno do balneário, sem contar que existem várias lixeiras espalhadas por lá, árvores sendo cortada e jogado os entulhos por lá mesmo. É comprovada que a maior exposição do solo as intempéries, pela derrubada florestal, favorece a ocorrência de fenômenos erosivos, que contribuem para o aumento da turbidez e do assoreamento. Muitas outras ações do homem podem ser vistas no balneário, entre a primeira e a segunda ponte existe uma construção em madeira com desmatamento nas adjacências de uma casa, que está sendo introduzida no meio nativo do balneário que causará um impacto que ainda não temos noção, a cada vez que o homem invade e ignora sua ação no meio ambiente a resposta pode ser devastadora. Infelizmente está nítida a agressão sofrida pela natureza.

Pedimos ao proprietário, ao Poder Público que olhem com mais carinho para esse lugar que onde quer que estejamos, lembraremos sempre de um lugar maravilhoso e bonito, um lugar onde nos encontramos com nós mesmo, com o passado e o presente, já com o futuro não temos mais certeza.

Está claro, se nada for feito ao nosso mais amado balneário, o orgulho do povo de Óbidos será aniquilado, dizimado e perderemos nossa maior riqueza natural dentro de Óbidos.

Fazemos aqui um outro apelo, você que curte, que gosta do Curuçambá, cuide dele também, ele depende de você! Esta não é a primeira vez que o Portal Obidense alerta e pede ajuda ao Curuçambá.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.5%
10.2%
1.8%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
33.3%
1.8%
3.8%
4.7%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp