27/03/2019 às 19h43min - Atualizada em 27/03/2019 às 19h43min

Moradores do bairro São Francisco discutem com a Prefeitura de Óbidos medidas para atender demandas da localidade

Ação idealizada pela administração municipal tem como base o tema da Campanha da Fraternidade 2019.

Por: Érique Figueirêdo – ASCOM/PMO

Fotos: Mauro Pantoja – ASCOM-PMO
ÓBIDOS - O bairro São Francisco, um dos mais populosos de Óbidos, no oeste do Pará, foi o primeiro a sediar o projeto de iniciativa da Prefeitura Municipal que objetiva discutir com os moradores, medidas que atendam as principais demandas dos bairros.
 
A iniciativa do governo é baseada na reflexão proposta pela Campanha da Fraternidade 2019, que tem como tema: "Fraternidade e Políticas Públicas". Com o levantamento dessa reflexão a igreja está trabalhando a compreensão de que políticas públicas não são somente ações do governo, mas sim a relação entre as instituições e os diversos atores sociais que possam ser envolvidos na solução de um determinado problema da sociedade.

 


Com a participação de representantes de entidades comunitárias, religiosas, carnavalesca e de moradores em geral, a reunião realizada no Cliper de São Francisco na noite de terça-feira (26), contou com a presença do prefeito Chico Alfaia e de secretários municipais, além da participação do presidente da Câmara de Vereadores, Nivaldo Aquino e da soldado Cleiziane, representante a 29ª Companhia Independente de Polícia de Óbidos (29ª CIPM).
 
Entre as 29 pautas discutidas em mais de três horas de reunião, foram debatidos investimentos emergenciais e a longo prazo nas áreas de Infraestrutura e Saneamento, Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte e Lazer, Segurança Pública e Meio Ambiente.
 
Para o prefeito Chico Alfaia a iniciativa além de aproximar a administração pública da população, torna mais humano os serviços ofertados pela prefeitura. “Escutando a população, vendo suas demandas, vendo suas necessidades, permitindo com que o poder público, juntamente com a comunidade possam tomar as providências necessárias que de fato vá ao encontro das necessidades dos moradores”, disse o prefeito.
 
O representante do Conselho da Paróquia de São Francisco e Santa Clara, Jair Garcia, foi o responsável pela apresentação das pautas, formuladas a partir de uma discussão prévia com lideranças do bairro. “Fomos acionados pela prefeitura para nos organizarmos como bairro de São Francisco com todas as entidades aqui presentes, para que dessa forma pudéssemos apresentar um plano de ação voltado às necessidades, às emergências para funcionarem de fato as políticas públicas em nosso bairro”, explicou o representante.
 

O Poder Legislativo também garantiu apoio à iniciativa por meio do presidente, vereador Nivaldo Aquino. O parlamentar explicou que a atuação da Câmara de Vereadores, será principalmente na aprovação célere das pautas relativas ao assunto. “Vai precisar do apoio da Câmara. Nós vamos estar disponíveis pra fazer esse trabalho e articular nossas bancadas pra que possam agilizar a votação de qualquer pauta relativa a essa iniciativa do poder Executivo e da comunidade”, garantiu.
 
Após as primeiras medidas serem definidas com os moradores, um novo encontro foi marcado para a primeira semana de abril. A nova reunião será a oportunidade em que os moradores conhecerão o plano de atuação da prefeitura, a partir das demandas apresentadas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp