24/02/2016 às 14h07min - Atualizada em 24/02/2016 às 14h07min

Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD. Sem drogas, mas com educação.

Mais quatro Escolas receberão o programa Proerd ainda no primeiro semestre do ano letivo em Óbidos-Pá

Da Redação
Foto: Adilson Moraes

ÓBIDOS – Em uma parceria com a Policia Militar de Óbidos e a SEMED (Secretaria Municipal de Educação), o Programa PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), avança em mais quatro escolas de Óbidos-Pá, são elas:

- Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Duque De Caxias;

- Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Raymundo Chaves;

- Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Manuel Valente Do Couto;

- Escola Municipal De Ensino Fundamental Felipe Patroni.

Segundo o Ten. Arthur (Comandante da Policia Militar de Óbidos-Pá), esse ano, baseado nas programações de 2014 e 2015, o Programa terá duas inovações: a primeira é que o policial irá permanecer nas escola e a segunda é que nos outros anos

trabalhava-se o Proerd no 5° Ano, e neste ano (2016) será trabalhado o Proerd do 7° Ano: - “Trata-se de uma clientela mais amadurecida (pré-adolescente) que já tem envolvimento com drogas lícitas (bebidas e afins), que são justamente esses jovens de 12 a 17 anos que dão problemas pra gente nas ruas. O foco da polícia não é só de repressão é também de punho preventivo e educativo muito prova o nosso trabalho aqui em estar mostrando o lado errado da coisa e educando para que esses jovens não venham ter complicações futuras com a polícia e com a justiça”. Falou o Ten. Arthur a nossa equipe de reportagem.

O   Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD é a adaptação brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education - D.A.R.E., surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil; conta com quatro currículos:

  1. PROERD para Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental,
  2. PROERD para 5º ano do ensino fundamental,
  3. PROERD para 7º ano do ensino fundamental,
  4. PROERD para Pais/Responsáveis.

O Programa consiste em uma ação conjunta entre as Policias Militares, Escolas e Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.

O PROERD é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que imbuía de sua missão institucional, vem de uma sociedade mais saudável e feliz.

OBJETIVO:

1.    Fornecimento de informações aos estudantes sobre álcool, tabaco e drogas afins;  

2.    Ensinar os estudantes, as formas de dizer não às drogas;

3.    Ensinar os estudantes a tomar decisões e as consequências de seus comportamentos;  

4.    Trabalhar a auto-estima das crianças, ensinando-as a resistir às pressões que as envolvem.

O PROERD não foi implantado para ser mais uma campanha de prevenção ao uso de drogas, mas sim, para preencher um hiato que é atribuído a Polícia Militar pelas Constituições Federal, Estadual e Estatuto da Criança e do Adolescente, desenvolvendo nas crianças atitudes voltadas a resistir à pressão da oferta de drogas e uso da violência.

A filosofia do programa baseia-se na utilização do policial fardado, principalmente no trabalho de prevenção às drogas em escolas, através do desenvolvimento na criança de habilidades que possibilitem as mesmas se manterem afastadas das drogas lícitas e ilícitas. Trata-se de uma vacina no comportamento contra as drogas e a violência, abordando o modelo de educação afetiva, do estilo de vida saudável, criando condições para que a criança aprenda a lidar com sua ansiedade, resistindo as pressões dos companheiros, elevando sua auto-estima, e ainda solidificando noções de cidadania e da convivência harmoniosa.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.4%
22.5%
10.3%
1.5%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
34.3%
1.2%
4.0%
4.0%
2.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp