18/02/2019 às 16h46min - Atualizada em 18/02/2019 às 16h46min

Museu Integrado de Óbidos, uma viagem no tempo.

No período carnavalesco, a cidade de Óbidos, recebe milhares de visitante, entre vários lugares para visitação tem o Museu Integrado de Óbidos.

Por: Hayme Amorim
Fotos: Hayme Amorim
ÓBIDENSE - Visitar o museu integrado de Óbidos, é viajar literalmente na história e se imaginar no túnel do tempo, quem nunca teve vontade de voltar no tempo e ver como foram os acontecimentos marcantes de nosso município?

Cada peça em exposição no museu é uma pequena parte da história de Óbidos, desde o ferro de engomar ao saxofone do inesquecível Manoel Rodrigues, que fazia a alegria dos notivanos da época.

Quem vem a Óbidos a procura de aprofundar seus conhecimentos sobre o município, o local recomendado é o Museu, pois irá experimentar uma viagem extraordinária no tempo.

O museu além de ser um lugar muito rico em peças antigas e expositor de histórias maravilhosas de acontecimentos importantes, foi também o lugar de uma trágica história de amor envolvendo dois jovens, que abalou a sociedade obidense na primeira metade do século XX.

Dizem os mais velhos que a noiva do museu ainda aparece vestida de branco, descendo e subindo as escadas, alguns visitantes afirmam ter sentido a presença da sofrida donzela ao visitar a parte superior do museu.

A noiva do Candelabro (Noiva do Museu).


Conta os mais idosos em suas cadeiras de balanço, um fato que marcou a memória dos obidenses no final da década 30. O amor marcado pela tragédia, a fatalidade de uma notícia que circulava pelas ruas estreitas da cidade.

Orminia havia se envenenado, toda de branco, vestida e uma falsa certeza.

O cenário: No casarão, hoje o museu da cidade, morava a família do juiz da comarca, e juntamente Orminia, agregada a família. Enamorou-se de um militar de certa patente, que prestava serviço no quartel. (Hoje casa da cultura).

Todos os dias ela ficava na janela a sua espera, no final da tarde ele passava e deixava na rua uma extensão do amor de Orminia.

Então logo não demorou o noivado, a cidade sabedora de fatos secretos e públicos, não foi diferente. Todos sabiam a data do casamento, e a especulação por parte da população de quem seria convidada. Será que o fulano irá alinhado com a mesma roupa de domingo e que estampam as festas e cerimonias oficiais? Será que cicrano e suas filhas vão ser as mais vistas na festa com seus vestidos de seda? Será?

A cidade se resumiu apenas em um repertorio de conversas nas esquinas: O casamento da filha do juiz.

E como um temporal que arrasta embarcações levando o desespero de seus tripulantes, a cidade foi inundada por uma notícia que marcaria profundamente as estórias de amor.

O amor de Orminia era também o amor de jurema, filha de um certo Nicolau, morador da rua das incertezas, número não tão importante, de um Bairro no Rio de Janeiro.

Jurema chegou a Óbidos ás cinco da tarde, no vapor vindo de Belém, chegou com suas certezas, chegou com intuito de resgatar as promessas levantadas no altar “que sejam felizes até que a morte os separe”...

No dia seguinte as janelas do casarão. Fato comprovado. A cidade se preparava para o grande cortejo, para o choro anônimo, para enterrar um amor que sairia do casarão para ilustrar as tardes de estórias que os mais antigos contam para quem quisesse ouvir. “Neste casarão ainda aparece a noiva do candelabro, vestida de branco, descendo e subindo escadas, ora aparece à janela como se olhasse o passado e visse o tempo que ainda não apagou sus lágrimas.

Autor: Wander de Andrade (cantor e compositor obidense).

 
Você sabia?
Óbidos, apesar de ser uma cidade pequena já teve o privilégio de ter um cinema.

Cine Acácia, foi o último cinema a funcionar em Óbidos, ao lado da Praça Frei Rogerio, mais conhecida como “Praça do O”.
Para chegar ao Museu de Óbidos, é muito simples fica próximo a praça da Cultura, na rua Justo Chermont ao lado do estacionamento da prefeitura.
 
Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197 – 6588.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp