15/02/2019 às 16h33min - Atualizada em 15/02/2019 às 16h33min

Em visita na região do Cruzeirão, Semed busca polarização de ambiente escolares na zona rural do município obidense.

Por: Elton Pereira
Fotos: Cleize Sarrazin
OBIDOS - A visita ocorreu na ultima quinta-feira (14), e estiveram participando representantes da câmara municipal de vereadores, Semed e o conselho tutelar de educação do município de Óbidos. O objetivo da Secretaria Municipal de Educação é informar as comunidades localizadas na área do Cruzeirão do interesse em realizar a polarização das escolas da localidade, por sua vez os conselhos tutelar e de educação estiveram verificando a viabilidade dos alunos serem transportados pelas vicinais, que como já era de se esperar não apresentam as melhores condições de trafegabilidade.

O CME (Conselho Municipal de Educação), também esteve verificando o quantitativo de alunos em cada escola, tendo em vista o interesse em que seja a portaria Nº 97/2019 – SEMED/GS: Que dispõe sobre as diretrizes para o processo de matriculas nas escolas municipais para o ano letivo de 2019, no Artigo 7º, fala sobre a organização das turmas, devendo conter:

Creches - de no mínimo de 6 a 8 alunos por professor valido para idade de 6 meses a 2 anos, e no mínimo 15 alunos por professor para turmas de 3 anos de idade.

Pré-escola – de 15 a 20 crianças por professor para alunos de turmas entre 4 a 5 anos de idade
Ensino Fundamental –
  • Anos Iniciais – 20 a 25 educandos por professor (a).
  • Anos finais – 30 a 35 educandos por professor (a).
  • 1ª e 2ª etapas – EJA 25 a 30 educandos por professor (a).
  • 3ª e 4º etapas – EJA 30 a 35 educandos por turma.
  • Em turmas Multisseriadas – 15 a 25 alunos por turma.
Na grande maioria as escolas localizadas nas áreas do interior obidense, estão funcionando com apenas 4 alunos o que gera prejuízo aos cofres públicos, pegando como exemplo as escolas localizadas na localidade do Cruzeirão, o prejuízo financeiro anual com a soma dos educandários passa do R$100.000,00 cem mil reais.

A proposta é busca polarizar o máximo possível o ensino aprendizagem na zona rural do município, buscando equacionar o déficit financeiro e também dar ao alunado um ambiente escolar mais digno, tendo em vista que a realidade de muitos educandários espalhados pelo interior é no mínimo inadequado.

Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197 – 6588.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp