03/02/2019 às 16h05min - Atualizada em 03/02/2019 às 16h05min

Nova Banda de música no Amazonas, denominada “Encante” se propõe a cantar o imaginário popular e lendas da Amazônia

A Banda está trabalhando seu primeiro CD e já tem 10 músicas autoral, estarão se apresentando na segunda (04) no programa “As Melhores do Povo” no Portal Obidense

Informações: Banda Encante
Por: Walmir Ferreira
Foto: Banda Encante
MANAUS - O projeto da Banda Encante surgiu em Março de 2017 pelo escritor e poeta amazonense Sid Sheldowt, que compôs a primeira canção da banda para um concurso nacional de compositores realizado em Abril do mesmo ano, pelo site Músicas Registradas, onde classificou-se entre os 40 finalistas, ficando em 9º lugar com o clipe da música Beijo de Despedida, gravada por músicos convidados apenas para esta canção, com o nome improvisado de Grupo Ritmos do Norte.

Em Dezembro de 2018 o compositor decidiu montar sua própria banda de ritmos regionais, compondo apenas canções retratando os romances e lendas do universo ribeirinho inspiradas em histórias e contos do nosso folclore, com uma levada dos bregas clássicos dos anos 60 e 70, e também no rock nacional dos anos 80, convidando o guitarrista e produtor musical Sérgio Gentil, responsável pela formação da banda e arranjos de todas as canções.

Significado do nome
O nome Banda Encante é uma singela homenagem às crendices populares ribeirinhas sobre os espíritos dos seres encantados que habitam nas águas e na floresta.

A banda conta apenas com vocal, guitarra, baixo e bateria, abrindo mão de outros tradicionais instrumentos que formam a levada dos ritmos regionais, como teclado, percussão e instrumentos de sopro.

A Banda Encante foi criada com intuito de mostrar as músicas do universo ribeirinho, que embalam suas festas na beira dos rios, lotando suas sedes com muito Calypso, Carimbó, Brega, Guitarrada e Música de beiradão ou de “recreio” como eram chamadas antigamente. As letras são inspiradas nas lendas e histórias que ocorrem nessas festas e que acabam passando de geração em geração, e também falam dos romances vividos, com uma pegada mais erótica e sensual.

A principal intenção da banda é resgatar o folclore popular partindo da visão ribeirinha, através de músicas como Encante do Boto que narra a história do boto que vira homem e chega para dançar na tradicional festa de Nossa Senhora das Graças, na Comunidade da Costa do Paru, ou como a música Mulher de Branco, contando a história de um ribeirinho que teve um encontro com o espírito de uma mulher vestida toda de branco na saída da sede de São Sebastião, na festa de Santa Luzia, bem como Encanto de Lendas e Lagoa Encantada baseadas em outras  lendas e histórias contadas.


Quem faz a Banda Encante:

-Ju Silveira: vocalista
-Ângela Letícia: backing vocal
-Sérgio Gentil: guitarrista e arranjador
-Ângelo Matheus: baixista
-Diego Polegar: baterista
-Sid Sheldowt: compositor
-Izis Aniê e Salete Barbosa: gerência e produção

A Banda está recentemente formada, e dia 26 de Janeiro gravou seu primeiro DVD em estúdio, com previsão para sair ainda este mês de fevereiro.

Costa do Parú – Óbidos – Musica Encante do Boto

Em seu repertório formado por 10 músicas autorais, tem um destaque especial para "Encante do Boto", que homenageia uma comunidade ribeirinha da Cidade de Óbidos chamada Costa do Parú. A música narra a lenda do boto que encanta as mulheres na tradicional festa de Nossa Senhora das Graças, que acontece todo dia 8 de Setembro.

A Banda está promovendo seu primeiro evento para arrecadação de recursos financeiros para a gravação do seu CD. O evento acontecerá dia 23 de fevereiro, tendo a Banda Encante como atração principal, que fará a sua primeira apresentação em público e contará com mais duas atrações convidadas.

O compositor Sid Sheldowt comenta sobre o sentido das músicas da Encante: "Letras que falam sobre o que o ribeirinho vive em suas festas e principalmente dança, dançar bastante, porque as músicas da Encante são feitas pra isso, pra você dançar. E pra quem não gosta de dançar, curtir uma boa letra, e pra quem gosta de dançar, "taca" pé no chão".

Para acompanhar a Banda nas redes sociais é só acessar os links:
Facebook: https://www.facebook.com/bandaencante/
Instagram: https://www.instagram.com/bandaencante?r=nametag


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp