02/02/2019 às 20h14min - Atualizada em 02/02/2019 às 20h14min

Em entrevista exclusiva ao Portal Obidense, prefeito de Óbidos fala sobre vários assuntos de interesse público.

Entre os principais assuntos, infraestrutura, asfalto, iluminação, saúde, pagamento de salários, educação, economia entre outros.

Por: Elton Pereire
Foto: Hayme Amorim
ÓBIDOS - Na manhã da sexta-feira (1), o prefeito de Óbidos, Chico Alfaia, concedeu entrevista exclusiva ao Portal Obidense. Vários assuntos foram abordados, e centenas de pessoas acompanharam na integra o pronunciamento do gestor municipal que foi questionado sobre vários assuntos de interesse público click e veja na integra a entrevista. Chico falou de assuntos como: Infraestrutura, Saúde, e economia.

Pavimentação, Asfalto

Com as obras de asfaltamento destinadas pelo Ministério da Integração atrasadas, o prefeito iniciou sua fala ao Portal Obidense informando o que de fato aconteceu para que até o presente momento tudo estivesse parado, “Como já havia noticiado nas outras vezes, o município de Óbidos foi agraciado com 2 milhões de reais pelo ministério da integração, fizemos a 1º e 2º licitação e ela deu deserta, então fizemos a 3º chamada e a empresa que ofereceu o menor valor compatível, foi uma empresa de Santa Maria do Pará. Essa empresa dentro da lei, das normas vigentes, ela foi chamada para iniciar os trabalhos, ela demorou a iniciar e quando iniciou o período chuvoso também iniciou.” Informou Chico Alfaia.

Como a primeira fase deste projeto é a terraplenagem, para que esse primeiro processo não fosse perdido... a empresa realizou um processo de pôr nas ruas a massa asfáltica o material capacelante, este processo não é um asfalto, e sim apenas um tratamento de solo para que a base não se perdesse. Foi feito este processo em algumas ruas e ai vem a segunda parte, que é o asfaltamento. O prefeito informou que ainda na, quinta-feira (31), a balsa SAMAU saiu de Belém com destino a Óbidos e terça-feira deverá chegar o primeiro material de asfalto, e somente no dia 13 de fevereiro irão mandar a segunda parte para que assim então possa suprir segundo o prefeito essa 1º frase da obra.

Asfalto prometido pelo Jatene

Sobre este assunto o prefeito falou que o governo estadual que deixou a pasta no último dia 1º de Janeiro, havia licitado os 4km de asfalto para o município até o aeroporto. A expectativa do governo municipal é que o atual governador do estado possa acenar de formar positiva para o município em quanto a este assunto, para que de fato, possamos ser agraciados com mais uma obra de pavimentação das vias públicas, bastando apenas à autorização para que à empresa “Capitólio Eireli” possa começar o serviço, autorização essa que deverá partir do governo estadual, mas por enquanto nada definido.

Iluminação pública

Os bairros contemplados com a nova iluminação pública foram Centro, São Francisco e Santa Terezinha. O prefeito pessoalmente relatou ter acompanhado de perto quantas lâmpadas e materiais iriam ser gastos. Por sua vez a SEURB realizou outro levantamento nos bairro e hoje o setor responsável tem o levantamento completo da zona urbana.

Segundo o gestor municipal, os trabalhos iniciaram á 20 dias com troca de lâmpadas e outros equipamentos como: abajures antigos, reatores e outros. “Já temos metade desse equipamento e se encontra aqui no almoxarifado da prefeitura, esperando complemento de reatores para que a gente possa iluminar toda cidade, não só no carnaval mais durante o ano todo. O que ocorre, para que a gente possa comprar ou adquirir algum produto, ao poder público só pode ser feito através de licitação e esses materiais de iluminação pública foram solicitados em novembro do ano passado, já para passar o período natalino e ano. Porém não foi possível o repasse do total desses materiais e o que nós fizemos foi notificar os fornecedores para que pudessem estar cumprindo com o contrato. Até o carnaval oficial grande parte já estará com a demanda suprida.” Relatou Chico Alfaia.

O gestor municipal não deixou passar batido a conquista de seu governo em conseguir iluminar o trecho da PA que vai do posto Marreiro ao IFPA dando desta forma maior conforto e segurança para a população.

Rotatórias (Avenida Nelson Sousa)

Chico Alfai aproveitou a oportunidade para falar de licitações que já aconteceram com objetivo de realizar de obras na cidade, dia 5 de janeiro ocorreu a primeira licitação para que a AV. Nelson Sousa tenha suas laterais pavimentadas, dando desta forma um fim nos intermináveis buracos, bem como anunciou obras de recapeamento da AV. Dom Floriano, que vai do mercado do peixe no sentido bela vista.

Outras obras anunciadas pelo prefeito giram em torno de um reordenamento no transito municipal, com a implantação de duas rotatórias no decorrer da AV. Nelson Sousa, o primeiro cruzamento que deverá receber a rotatória, será no bairro de Fátima cruzamento com rua Tiradentes (próximo ao bar do Donato) a segunda no canto do Salomão (Rua Pedro Alvares).

Postos de saúde

O prefeito Chico Alfaia falou que recentemente conseguiu ordenar o reinicio das obras dos postos de saúde das comunidade São José, que é uma área quilombola e segundo o prefeito merece todo respeito, bem como a comunidade do Curumú, o gestor municipal elencou que além da retomada das obras, a comunidade em seu governo foi agraciada com a chegada de um profissional de enfermagem bem como um veículo “ambulância” para locomover os pacientes em casos mais graves. “Semana passada assinei a ordem de serviço autorizando a retomada das obras da UBS do Matá. O posto de saúde do Arapucú já está concluído e está faltando somente os equipamentos que já estão sendo adquiridos.”

Pagamento de funcionários

Um dos problemas mais graves e que há anos afeta a classe do funcionalismo público obidense está relacionado aos constantes atrasos salariais, ainda hoje (31/01) o município passa por um movimento paredista pela situação criada no final do ano de 2018, em sua fala o prefeito afirmou respeitar a manifestação dos servidores, usou o termo “manifestação justa” para se referir ao movimento, informou está buscando soluções definitivas para a problemática e que tem realizado cortes na folha com o objetivo de buscar o equilíbrio fiscal, no entanto novamente citou que o piso pago no município está em contra mão com o que o município consegue pagar, tendo em vista a arrecadação deficiente de pouco mais de 1 milhão e 500 mil ano.

O prefeito em suas palavras informou ter interesse de polarizar algumas escolas de comunidades rurais que hoje mais causam despesas para os cofres públicos sem se quer, terem o mínimo de condições para proporcionar um ensino aprendizagem descente aos alunos, funcionando com falta de energia elétrica e água encanada.

Ainda sobre o movimento de greve, Chico Alfaia informou que para aqueles que aproveitaram o momento para tirar férias e não estavam assinando ponto no sindicato, deverão sentir os descontos na hora de receberem seus vencimentos.

Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197 – 6588.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.5%
10.2%
1.8%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
33.3%
1.8%
3.8%
4.7%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp