13/02/2016 às 11h36min - Atualizada em 13/02/2016 às 11h36min

Projeto “Doação de Cadeiras de Rodas” foi realizado em Óbidos

A Igreja de Jesus Santos dos Últimos Dias Realizou Entrega de Cadeiras de Rodas

Por: Silvia Silveira e Roberto Araújo

Foto: Igreja de Jesus Santo do Ultimo Dia

ÓBIDSO-  Serviço, Amor ao próximo e gratidão, define o evento que aconteceu na manhã do dia 02 de fevereiro de 2016 quando, tanto membros de A Igreja de Jesus Santos dos Últimos Dias como autoridades do poder público e da sociedade civil presentes, e especialmente os portadores de necessidades especiais e seus familiares, desfrutaram de momentos de grande emoção durante a solenidade de doação de cadeiras de rodas, em que cada um dos presentes, contemplados com o projeto, recebeu a sua tão desejada cadeira,  indispensável em seu dia a dia, pois a mesma torna-se uma extensão de seu corpo. O projeto teve como objetivo proporcionar autonomia, independência, conforto e melhoria na qualidade de vida às pessoas com mobilidade reduzida, e ajudar também a família. 

Em Óbidos é a segunda vez que um projeto desse porte é realizado. No primeiro, em 2012, foram doadas 30 cadeiras de rodas. Nesta segunda edição no município, o projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde - Semsa, com colaboração significativa das Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social, e da Associação de Pessoas com Deficiência de Óbidos – APDO. A Semsa, por meio de seu Secretário Bruno Ricardo e sua equipe, não mediram esforços em viabilizar a logística necessária em todas as etapas do projeto, inclusive em uma das mais importantes, disponibilizando os trabalhos dos profissionais fisioterapeutas (Dra. Heloiza Pantoja, Dr. Emanuel Maia, Dra. Karla Viviane Ebrahim e Dra. Tatiana Batista) que realizaram a avaliação técnica de cada portador de necessidade especial, um passo importante para identificar o tipo de necessidade, peso e tamanho dos pacientes, pois  as cadeiras são fabricadas sob medida e já saem da fábrica identificadas com o nome do beneficiário.

O projeto de doação de cadeiras de rodas é promovido pelo Departamento de Ajuda Humanitária da Igreja é reconhecido mundialmente, abençoando vidas desde 2003, em parceria com entidades governamentais e não governamentais. Na região oeste do Pará foram doadas 172 cadeiras em janeiro e fevereiro deste ano, distribuídas nos municípios de Santarém (26), Juruti (25), Curuá (26), Oriximiná (36) e Óbidos (59).

O Bispo Francelino Cardoso, da Ala Óbidos expressou sua grande satisfação e privilégio participar desse momento tão especial. Confortou as pessoas portadoras de necessidades especiais dizendo não devem ficar tristes ou murmurar por estarem nessa situação, mas que deveriam ser gratos e orar ao Senhor, pois Deus os ama e os conhece, que sabe de suas dificuldades e de seus desafios; esta vida é só um teste em nossas vidas para nos refinar, que são realmente especiais para o nosso Pai Celestial.

Como Especialista de Assuntos Públicos da Ala Óbidos, Roberto Silveira agradeceu a todos os parceiros que participaram do projeto, especialmente ao secretário Bruno que não mediu esforços para ajudar, o apoio de todos os  líderes da igreja que foram incansáveis. Mencionou a menina Alana Dina, de 6 anos e a Sra. Margarida de 100 anos, como exemplos da mais jovem e a mais idosa  beneficiárias do projeto “e estão aí, firme e fortes, um exemplo pra cada um de nós, que possamos realmente amar nossos pais, nossos ente queridos para que nossos dias se prolonguem nesta terra, esse é o ensinamento de Jesus, então só temos que agradecer a todos.”

O filho da Sra. Rosa Dias da Silva de 94 anos, moradores da comunidade Flexal, 77 km longe da cidade de Óbidos, emocionado ao ver a equipe chegar em sua casa trazendo a cadeira de rodas de sua mãe, disse “quero agradecer a Deus e em segundo agradecer a vocês por ter vindo aqui trazer essa cadeira de rodas pra minha mãe, que no momento ela está passando por uma dificuldade muito grande para se locomover, mas graças a Deus que vocês vieram e eu só tenho muito a gradecer a vocês pela atenção, pela paciência, pelo esforço, porque hoje estou me sentindo muito feliz, não por minha mãe estar doente, e sim porque agora ela tem uma cadeira de rodas pra ela poder andar, até mesmo pra levar ela até mais ali na frente um pouquinho na vila pra ela ver alguma coisa, que há muito tempo ela não vê porque ela não sai daqui, ultimamente ela não tem saído. Então eu quero agradecer a Deus e a vocês, que vocês sejam muito ‘feliz’, tenham tudo de bom na vida de vocês. E esse é meu agradecimento por tudo que vocês têm feito por nós.”

Participantes no evento:

- Membros e voluntários da Ala Óbidos

- José Júlio Maciel – Secretario de Governo (Representando o prefeito de Óbidos)

- Bruno Ricardo Pereira Rocha (Secretário municipal de Saúde)

- Amanda Filizzola (Secretária municipal de Assistência Social)

- Heloiza Pantoja e Tatiana Batista (Fisioterapeutas)

- Aldanete Farias (Assistente Social da prefeitura)

- Maria José Pinheiro (Representante do Conselho de Saúde)

- Marcela Santos da Silva (Presidente do Conselho de Assistência)

- Benildes Santos (Presidente da Associação das Pessoas com Deficiência de Óbidos – APDO)

- Melinda Savino (Representante da Universidade Federal do Oeste do Pará)

- Jair Garcia (Representante do Bispo da Diocese de Óbidos)

- Pastor Nedson da Costa Vieira (Representante do Conselho de Pastores de Óbidos)

- Imprensa: Portal Obidense

Por- Silvia Silveira e Roberto Araújo

Assuntos Públicos

Unidade Óbidos

Contatos:

(93) 99150-9201 - Silvia Silveira

(93) 99114-1128 - Roberto Araújo


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp