06/12/2018 às 14h27min - Atualizada em 06/12/2018 às 14h27min

Balneário Curuçambá. Chuva causa assoreamento deste ponto turístico que é o orgulho do povo Obidense.

Mês de dezembro chegou, período que os obidenses retornam a Óbidos, e visitam o balneário que ainda se recupera do assoreamento e dar um ar de vida com a subida das águas.

Por: Hayme Amorim
Fotos: Hayme Amorim
ÓBIDOS - Quando falamos de pontos turísticos na cidade de Óbidos, Oeste Paraense, é impossível não recomendar o Balneário Curuçambá, é famoso por suas águas escuras e geladas, ambulância em espécie de peixe, que ainda é possível pegar. Jogar a tarrafa de cima da ponte e pegar Jaraqui, mas pelo o que parece isso está com seus dias contados.
 
O Curuçamba fica localizado as margens da PA-437 principal via de acesso para a cidade de Óbidos por via terrestre, em uma área com bastante movimento de carros e motos distante 9km da área urbana. Em sua margem, funciona um restaurante, que oferece um cardápio variado com opções da culinária local nativa da região.

O balneário Curuçamba  é uma das paradas obrigatórias para quem vai se aventurar nas estradas, no entanto as fortes chuvas que vem caindo sobre a região tem causado um problema sério no igarapé, o assoreamento do mesmo, isso por que a rodovia estadual não é asfaltada e  todos os anos durante o período de estiagem máquinas contratadas pelo governo do estado realizam o aterramento e terraplenagem da estrada para deixar a mesma em condições de trafegabilidade, mais é no período das chuvas  que o resultado da falta de estudo para  realização da obras vem à tona, milhares de toneladas de área são levadas com a força da enxurrada para dentro do igarapé,  deixando o mesmo praticamente  inviável para a prática de banho, com suas correntezas fortes, a areia vai se espalhando Igarapé a dentro, um impacto que não sabe medir e quando aparecerá o resultado que com certeza será devastador.
 
Segundo o empresário que toma conta do local, o subir das águas pode fazer com que tudo volte ao normal, mais caso isso não aconteça, o mesmo terá que contratar outros serviços para devolver essa beleza natural aos visitantes.

Ao longo dos anos, o Balneário tornou-se um grande ponto turístico para ser visitado e uma ótima opção para quem quer se banhar nas águas geladas do local. Durante a noite o local fica calmo, o igarapé se torna manso e muito som natural surge da mata além dos grilos, macacos e guaribas.
 
Para quem gosta de um lugar de muito sossego, o Curuçamba durante a noite é ótima escolha, porém é durante o dia que ele abraça quem vai visita-lo e se banhar nas águas correntes de maravilhoso igarapé.
 
*Contato - O Portal Obidense, equipe de Óbidos tem um novo número de Whatzapp, para entrar em contato pode enviar mensagem a qualquer hora para o número (93)9 9197-6588*


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp