27/11/2018 às 16h28min - Atualizada em 27/11/2018 às 16h28min

Alunos da escola Dr. Raymundo Chaves, entregaram cópia de um projeto ao Prefeito e ao Secretário de Cultura e Meio Ambiente de Óbidos

Isso aconteceu na segunda-feira (27) nas dependências da escolas, na oportunidades os dois estavam em visita ao educandário. O projeto é sobre a “Revitalização da Serra da Escama e Fortaleza Gurjão”

Informações: Professor Carlos Vieira
Por: Walmir Ferreira
Fotos> Carlos Vieira
ÓBIDOS – Um grupo de alunos da escola de ensino fundamental Dr. Raymundo Chaves, que tem a orientação de professores e apoio da direção do educandário, fizeram um convide ao Prefeito de Óbidos Francisco Alfaia e ao secretário de Cultura da cidade Eduardo Dias e do Meio Ambiente Nildo, para entregar um projeto, pesquisado e elaborado por eles e que foi tema da disciplina História de Óbidos, denominados “Revitalização da Serra da Escama e Fortaleza Gurjão”.

A entrega aconteceu nesta segunda-feira (26) quando o prefeito e o secretário atendeu ao chamado e esteve visitando a escola. Os alunos estão determinados a reunir a população obidense e sensibilizar o poder público em prol da revitalização da Serra que é um dos cartões postais de Óbidos e consequentemente a fortaleza Gurjão, uma fortificação dos tempo da colonização Brasil / Portugal, por ser um ponto estratégico na defesa da soberania portuguesa.

Hoje um patrimônio que está na responsabilidade do exército brasileiro e totalmente abandonado pelo governo federal, um lugar lindo que serviria muito a economia obidenses se caso houvesse vontade política de revitalizar e abrir para visitações, o que já acontece mesmo estando abandonado.

Durante a visita o prefeito participou da Área Pedagógica e elogiou a iniciativa, disse que vai abraçar a causa e leva consigo para Brasília cópia do projeto, onde pretende anexar aos documentos nos quais foi solicitado a devolução do Patrimônio (Gurjão; Quartel Militar e o Forte Pauxis), ao município de Óbidos.

Segundo um dos coordenadores do projeto professor Carlos Vieira: “No próximo dia 08, já pretendemos fazer a primeira ação, limpeza na trilha e no topo da Serra da Escama”.

O mesmo projeto também foi entrega aos 11 vereadores da cidade, enviado ao Ministério Público e autoridades locais do município.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp