20/11/2018 às 21h18min - Atualizada em 20/11/2018 às 21h18min

Escola Raymundo Chaves realiza sua gincana cultural em comemoração ao dia da Consciência Negra.

A ação contou com a comunidade escola interna e teve a participação da Escola São Francisco.

Informações: Profersso Carlos Vieira
Por: Walmir Ferreira
Fosto e Vídeos: Carlo Vieira
ÓBIDOS – Muitas atividades nesta terça-feira (20) na escola municipal Dr. Raymundo Chaves, que fica no bairro da Cidade Nova em Óbidos no Oeste do Pará, a escola vem se destacando em movimentar a comunidade estudantil, integrando as datas comemorativas usando de forma positiva os temas, para ensinar aos seus alunos a importância das manifestações culturais e o significado do período comemorado.

Foi a quarta Gincana Cultural que recebeu o nome “Nossas Raízes Africanas”. Abertura oficial foi feita pelo diretor da escola, Prof. Alcinei Gomes Marinho. Que falou sobre o dia 20 de novembro, onde se comemora em todo o Brasil o dia da Consciência Negra. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiram fugir da escravidão.

O diretor passou aos alunos a importância da data que está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.

A escola Raymundo Chaves colou em evidencias os principais temas que podem ser abordados nessa data como o racismo, a discriminação, a igualdade social, a inclusão do negro na sociedade, a religião e cultura afro-brasileiras, dentre outros.

Três pontos importante a ser destacado foi a participação especial da escola São Francisco, com seu grupo de dança. O concurso das candidatas a beleza negra que movimentou o educandário e também uma super apresentação da rainha do Tacacá Beatriz Coêlho Alves que é aluno da escola, que dançou para os presentes.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.4%
22.5%
10.3%
1.5%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
34.3%
1.2%
4.0%
4.0%
2.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp