20/11/2018 às 18h15min - Atualizada em 20/11/2018 às 18h15min

Alunos da escola Dr. Raymundo Chaves entregam propostas de revitalização da Serra da Escama e Fortaleza Gurjão

Um nova geração de estudantes, estão preocupados com o futuro da cidade, na conservação de seu patrimônio, no zelo e no bem estar da população e de uma cidade que engatinha a 321 anos de história.

Por: Elton Pereire
Foto: Carlos Vieira e Elton Pereira
ÓBIDOS – Na manhã desta terça-feira (20) alunas, Lavinha Ferreira Miranda e Joselice Oliveira Marajó da escola municipal Dr. Raymundo Chaves em nome dos demais alunos, ocuparam a plenária da Câmara Municipal de Óbidos, e com um projeto em mãos pediram encarecidamente aos representante do povo obidense que façam algo pelo patrimônio, de presente foi entregue aos 11 vereadores um estudo, de revitalização de um patrimônio que a cada dia vem se depreciando e que está prestes a ficar na história como muitas coisas que já teve na cidade de Óbidos.  

O projeto denominado “Revitalização da Serra da Escama e Fortaleza Gurjão” desenvolvido por alunos do 9º ano da referida escola, tem como mentor o Professor e historiador obidense Carlos A.S. Vieira e a professora Paula Andreia Gomes, a ideia era levar os alunos para conhecer o local de grande importância para a fundação da cidade de Óbidos que fica localizado no alto da Serra da Escama a Fortaleza Gurjão.


CLICK AQUI - Leia a visita dos Alunos na Serra da Escama e Fortaltza Gurjão

O projeto buscou incentivar os 38 alunos a criarem propostas  de revitalização e de acessibilidade para a Serra da Escama até o alto da fortaleza, onde se encontram os canhões que nos anos de 1908 fizeram a guarda de toda e qualquer embarcação que subia ou descia seguindo a corrente do imponente rio amazonas, todas as propostas criadas foram levadas e apresentadas em plenário da câmara municipal de vereadores pelos próprios alunos entre a proposta está pintura e restauração das edificações a onde se encontram os canhões, abertura de trilha e construção de escadas e corrimãos de acesso dentre outras, são ação simples como essas que colocado em prática poderá dar outra visão e todos terem um outro olhar para algo abandonado.

Mesmo sendo pertencente ao exercito brasileiro, o espaço é parte da historia viva da cidade de Óbidos e merece sim ser preservado, para os professores coordenadores do projeto, Carlos Vieira e Paula Andreia a expectativa é que a iniciativa sirva de exemplo para outras escolas da rede municipal de ensino.

O projeto será entregue na segunda-feira, para o prefeito de Óbidos, outras cópias seguirá ao Ministério Público e pessoas interessadas, o Portal Obidense também solicitou uma cópia a qual será publicada para conhecimento da sociedade em geral.

Será realmente uma pena se os vereadores, prefeito e outros endereçados com a cópia do projeto deixar cair no esquecimento e mais um ideia ser engavetada em Óbidos.

Conseguimos entrevistar os professores Carlos Vieira e Paula Andreia coordenadores do projeto e professores de História de Óbidos e Geral respectivamente. Aguardem a publicação.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp