05/02/2016 às 13h06min - Atualizada em 05/02/2016 às 13h06min

Obidense artesão que faz miniatura realista de embarcação é pouco conhecido em Óbidos.

Em uma cidade onde a cultura é bem presente, filhos da terra passam despercebidos com sua arte de criar e fazer miniaturas perfeitas de embarcações.

Da Redação
Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS – A cidade de Óbidos guarda vários artistas de diversos gêneros, muitos são orgulhos da cidade, outros passam despercebidos, mas pela sua arte e técnica de fazer com as mãos verdadeiras obras de arte, não tem como deixar invisível.

Seu nome é Lucival Amarantes conhecido pelos amigos e familiares como (bonitão) filho de Argemiro Castro, muito conhecido pelo trabalho que exercia em Óbidos como encanador funcionário da Cosampa, mas também tinha um apelido (Gégé).

Lucival trabalha atualmente com transporte de passageiro, dono de uma embarcação conhecida como bajara (Canoa com motor) mora no Castanhanduba onde faz a sua arte.

O Portal Obidense pediu ao Artista Lucival que viesse a Óbidos mostrar seu trabalho, nos atendeu prontamente com toda a boa vontade jeito peculiar do povo obidense, fomos ao cais do porto de Óbidos e conversamos com ele dentro de sua bajara.

Ficamos encantados com a precisão, detalhes e acabamento dos barcos em miniatura, o realismo chega a impressionar, com maquina que funciona a bateria, hélices que

impulsionam o barco para frente e com a função de ré.

Ao ligar a bateria lâmpadas internas se ascendem automaticamente iluminando a embarcação, você visualiza no interior do barco, moveis e utensilio dando uma impressão que tudo funciona como em um navio normal.

Perguntamos ao artista como aprendeu? “Comecei ainda criança não lembro quantos anos tinha, ia para casa do seu Nerivaldo, meu vizinho, foi quem me ensinou como trabalhar e fazer os primeiros barcos. Isso precisa muita dedicação, existia um tilheiro do seu Duquinha eu sempre estava lá vendo aqueles homens construírem barcos, aquilo me deixava fascinado então fui aprimorando e hoje faço vários barcos”.

Os barcos do "Bunitão" são pouco conhecidos em Óbidos, mas segundo ele muitas pessoas de outras cidades já compraram, inclusive já tem um encomendado para Manaus que ficará no estúdio da Rádio Web Obidense.

Para quem se interessar poderá entrar em contato com o Artista pelo telefone (93)99154-6482


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp