05/02/2016 às 08h52min - Atualizada em 05/02/2016 às 08h52min

A história do bloco Unidos da Serra da Escama em 1999 por um grupo de amigos.

O Bloco surgiu, também com desejo de lutar pela preservação do meio ambiente e das riquezas naturais da cidade de Óbidos.

Sec, de Cultura de Óbidos
Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - No ano de 1999, um grupo de amigos entre eles: Jarbas Antonio Silva da Conceição (Xarito), Fábio Luis Bentes Dias e Maedina Soares, se encontravam num saudável bate-papo, sobre os blocos que embelezavam o Carnapauxis. Desse encontro, surgiu a ideia de criar um bloco carnavalesco.  Em comum acordo, partiram para sugestões de várias denominações que intitulariam o nome do bloco, dentre vários nomes citados, o que mais chamou a atenção de todos foi “BLOCO SERRA DA ESCAMA”. Uma vez que, a maioria dos integrantes do grupo reside às proximidades do atrativo turístico natural e cultural a “Serra da Escama”.

Como obidenses natos, fazem homenagem a esse Patrimônio Natural, que abriga em seu topo a Fortaleza Gurjão símbolo da  importância estratégica de nossa querida cidade.

Nessa respectiva o bloco “Unidos da Serra da Escama”, tem também como objetivo, fazer apelo a sociedade obidense na tentativa de preservação do que ainda temos, deixado pelos nossos antepassados.

 Apesar dos elementos que constituem o ponto turístico geográfico “Serra da Escama” estarem quase todo destruído, não se pode negar a beleza do local aconchegante.

Serra da Escama é uma elevação com quase 60 metros de altura acima do rio Amazonas no porto de Óbidos as margens do Lago Pauxis.

Com uma superfície de 26.825,5 quilômetros quadrados em 1906 os canhões foram instalados no topo da serra para defender a Amazônia.

O BLOCO SERRA DA ESCAMA sai pelas ruas e ladeiras de Óbidos na sexta-feira de carnaval, prevalecendo em suas indumentárias o verde das matas de nossa encantadora Serra da Escama.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp