28/08/2018 às 16h13min - Atualizada em 28/08/2018 às 16h13min

Em Óbidos iniciou o curso de aperfeiçoamento popular em Saúde

Por: Elton Pereira
Por: Marcelo Herrique
ÓBIDOS - O curso tem a duração de (4) meses e é coordenado pelo Ministério da Saúde com a participação da FIOCRUZ, tem como um dos principais objetivos, atualizar o modo de ação dos agentes de vigilância em saúde (AVS), para que esteja capacitados em prestar um bom atendimento ao público.
 
Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEP-SUS), publicada em 19 de novembro de 2013, propõe metodologias e tecnologias para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). É uma prática voltada para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, a produção de conhecimentos e a inserção destes no SUS.

As práticas e as metodologias da Educação Popular em Saúde (EPS) possibilitam o encontro entre trabalhadores e usuários, entre as equipes de saúde e os espaços das práticas populares de cuidado, entre o cotidiano dos conselhos e dos movimentos populares, ressignificando saberes e práticas.

A Educação Popular em Saúde propõe ações em quatro eixos estratégicos
• Participação, controle social e gestão participativa
• Formação, comunicação e produção de conhecimento
• Cuidado em saúde
• Intersetorialidade e diálogos multiculturais
 

Conheça o Plano Operativo para implantação da Política de Educação Popular em Saúde no âmbito do SUS, previsto pela Resolução nº 15, de 30 de março de 2017. 

 
Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdpopSUS)
Curso do EdpopSUS é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O curso tem objetivo de contribuir com a implantação da PNEPS-SUS, promovendo a qualificação da prática educativa de profissionais e lideranças comunitárias que atuam em territórios com cobertura da Atenção Básica do SUS. O curso é direcionado, sobretudo, à formação de agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de vigilância em saúde (AVS).


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp