13/08/2018 às 11h44min - Atualizada em 13/08/2018 às 11h44min

Em Óbidos SEMAB incentiva apicultores e a produção de mel passa a ser uma realidade

Anualmente as 9 colmeias de uma produção familiar, chegam a produzir até 200 litros de mel, que gera uma boa renda para a família tendo em vista que cada litro é vendido a 50 reais.

Por: Elton Pereira

Foto: Elton Pereira
ÓBIDOS - A apicultura, criação de abelhas do gênero Apis, desponta como uma das alternativas de atividade econômica no município de Óbidos no oeste do Pará e também, é considerada ecologicamente correta.

Esse curso tem como objetivo capacitar e atualizar técnicos que atuam no setor. O conteúdo programático aborda os seguintes tópicos: importância da atividade e produtos, biologia das abelhas Apis melífera, material apícola, localização e instalação do apiário, povoamento e manejo das colmeias, mel (composição e características), manejo de colheita do mel, casa de mel, normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (instalações, localização, equipamentos), alimentação artificial e controle de enxameagem.


Nova Jerusalém
Na comunidade nova Jerusalém, nossa equipe do Portal Obidense, acompanhou o seu Adalberdo Rodrigues Moreira popularmente conhecido como “Dedê”, pai de um casal de filhos que a mais de 10 anos trabalha com a apicultura, o mais engraçado é que foi a esposa do seu Dedê quem fez o curso, e é ele quem diretamente trabalha com as abelhas.

Segundo o agricultor anualmente as 9 colmeias chegam a produzir até 200 litros de mel, que gera uma boa renda para a família tendo em vista que cada litro é vendido a 50 reais. E é na própria residência do seu Dedê que ele realiza a retirada do mel do favo, um trabalho artesanal que requer bastante perícia.

A Secretaria Municipal de Abastecimento e Agricultura tem buscado incentivar tanto seu Dedê em continuar e expandir o manejo com as abelhas, como também levar a iniciativa até outras propriedades rurais do município, tendo em vista o potencial produtivo de nossa região.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp