05/02/2015 às 21h57min - Atualizada em 05/02/2015 às 21h57min

Chuva foi 'menos intensa' que o previsto, diz Prefeitura do Rio

Meteorologistas destacaram que ainda pode chover forte na madrugada. Ameaça de temporal mobilizou vários órgãos e deixou população em alerta.

Marcelo Elizardo - do G1
g1.com

Meteorologistas do Centro de Operações admitiram que a chuva que atingiu o Rio nesta quinta-feira (5) foi menos intensa que o previsto. Pela manhã, radares da prefeitura apontaram possibilidade de tempestade com raios e rajadas de vento. Chegou a chover forte na Zona Oeste durante a tarde, mas sem a dimensão prevista pelas equipes de monitoramento.

Entretanto, o órgão manteve o alerta de chuva forte durante a madrugada. “Se voltar a chover, não deverá ser tão forte como as análises apontaram pela manhã”, disse o meteorologista Pedro Jordan

Barra da Tijuca registrou pancada de chuva forte
(Foto: Daniel Rezende/Globo.com)

A chuva começou no Rio por volta das 16h em Santa Cruz, Sepetiba e Guaratiba, na Zona Oeste, com grande intensidade. Mas, perdeu força pouco tempo depois. Só choveu na Zona Norte e Centro da cidade no início da noite. Também com intensidade forte, mas com curta duração.

“A chuva foi menos intensa do que o previsto. Ainda pode chover forte durante a madrugada. Mas, de acordo com o que vimos até agora, acredito que não deva ter a intensidade que esperávamos”, admitiu o meteorologista Pedro Jordan.

Prefeito Eduardo Paes dá coletiva sobre preparativos para enfrentar temporal (Foto: Mariucha Machado/G1)

Prefeito Eduardo Paes dá coletiva sobre preparativos para enfrentar temporal (Foto: Mariucha Machado/G1)

Prefeito Eduardo Paes convocou coletiva para
divulgar o plano para enfrentar o possível temporal
(Foto: Mariucha Machado/G1)

Plano emergencial
A previsão de chuvas torrenciais chegou a mobilizar vários órgãos municipais em um plano emergencial de ação. A aproximação de uma frente fria e a formação de um sistema de áreas de baixa pressão fizeram a Prefeitura emitir um alerta à população e aos órgãos públicos pela manhã. A possibilidade de chuva e rajadas de vento fortes, principalmente nas regiões Serrana e Metropolitana do Rio, sugeria a possibilidade de alagamentos.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, convocou a imprensa para uma coletiva às 6h para apresentar o esquema planejado em decorrência dos transtornos previstos por causa do suposto temporal. Cerca de 3,2 mil agentes foram mobilizados.

“O nosso esforço aqui é alertar a população, chamar a atenção para essa situação. A nossa ideia é que durante o dia o Centro de Operações possa informar se as condições meteorológicas se confirmem”, afirmou Eduardo Paes durante o encontro.

Segundo o prefeito, foram mobilizadas equipes das áreas de Conservação, Comlurb, Rio Águas, Foz Águas 5, Defesa Civil, Guarda Municipal, Cet-Rio e do Centro de Operações.
“Vamos trabalhar com o efetivo redobrado. A gente não pede só ajuda da população, a Prefeitura também faz a sua parte. As pessoas têm que ficar mais atentas hoje”, disse Paes.

O prefeito também pediu ainda para os cariocas que evitassem ficar perto de áreas descampadas, por causa de raios, ou perto de árvores, devido ao risco de queda. “A cidade não pode achar que é normal quando temos um fenômeno meteorológico deste”, destacou.

Céu no Recreio por volta das 14h40 assustou quem passava pela região (Foto: Renato Pacheco / Arquivo Pessoal)

Céu no Recreio por volta das 14h40 assustou quem passava pela região (Foto: Renato Pacheco / Arquivo Pessoal)

Céu no Recreio por volta das 14h40 assustou
quem passava pela região
(Foto: Renato Pacheco / Arquivo Pessoal)

Empresas liberaram funcionários
Várias empresas sediadas na capital chegaram a liberar seus funcionários mais cedo. A medida foi tomada para evitar transtornos na volta para a casa. Com isso, a hora de pico foi antecipada, deixando o trânsito congestionado.

A analista de conteúdo local, Carla Ornellas, trabalha no Centro e foi orientada a deixar o trabalho mais cedo. Moradora de São Gonçalo, na Região Metropolitana, ela preferiu não sair antes, já que teria de compensar as horas posteriormente.
“Teve um comunicado interno avisando do alerta da prefeitura e cada gerente da área liberou a equipe. O meu liberou às 16h. Como não havia sinal de chuva, preferi ficar. No meu andar, pelo menos 60% das pessoas foram embora”, disse.

Apesar do alerta, em algumas regiões o sol chegou a aparecer. "Nos falaram que quem quisesse poderia ir para casa, por conta dessa história de que vai chover muito. Mas, na verdade, não tem nem vestígio disso. Está até fazendo um pouco de sol", contou a jornalista Erica Magni, dispensada da empresa Web Media, em Botafogo, por volta das 16h.
 

Memes da chuva no Rio (Foto: Reprodução de internet)

Memes da chuva no Rio (Foto: Reprodução de internet)

Memes da chuva no Rio se espalharam na web
(Foto: Reprodução de internet)

Piadas na internet
Os indícios, ao longo do dia, de que a previsão da prefeitura não se concretizaria inspirou os internautas a encherem as redes sociais de piadas relacionadas aos transtornos que poderiam ser causados pela chuva.

No Facebook, pelo menos dois eventos foram criados para ironizar a situação: o "Ciclone In Rio" e o "Chuva no Rio #VemGente".

Na internet, também circulam fotos com a modelo Nana Gouveia posando perto de pessoas que, em outras situações, se refugiaram da chuva.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp