07/08/2018 às 12h53min - Atualizada em 07/08/2018 às 12h53min

Fé e muita devoção marcaram mais uma edição do maior círio fluvial noturno do mundo no município de Oriximiná.

Com 72 anos de história e fé, o tema deste ano é “Santo Antônio, inspirai-nos a ser sal da terra e luz numa igreja em missão”

Por: Elton Pereira
Marcelo Henrique
ÓRIXIMINÁ - A comunidade católica de Oriximiná e devotos de Santo Antônio que vieram de outros municípios vizinhos receberam com muitos fogos, fé e emoção a chegada do já considerado o maior círio fluvial noturno do mundo.

Serão 14 dias de festividade, que iniciou no dia 5 e termina no dia 19 de agosto, a festividade alusiva ao padroeiro do povo católico de Oriximiná, é um dos momentos mais aguardados pela comunidade local e adjacente.

Com o tema central “Santo Antônio, inspirai-nos a ser sal da terra e luz numa igreja em missão”, o círio teve início na comunidade Maria Goretti do Aimim, um trabalho artístico na decoração chamou a atenção pela originalidade do barco responsável por fazer o transporte da imagem oficial do Círio de Santo Antônio em Oriximiná.

Uma procissão noturna marítima, davam uma beleza especial nas embarcações decoradas deslizavam suas luzes nas águas escuras do rio Trombetas, várias pessoas acompanharam de perto seguindo a embarcação principal.

Ao chegar no porto da cidade carinhosamente chamada de Princesa do Trombetas, milhares de fiéis aguardavam com ansiedade a aparição da imagem de seu padroeiro, seguindo em procissão até a matriz, muita emoção envolveu a todos. O Portal Obidense esteve transmitindo ao vivo todo o evento religioso, levando os principais detalhes do círio para o mundo. No Círio milhares de barquinhas foram confeccionadas. Da aninga, raiz de uma planta aquática, se produz milhares delas. De repente o escuro rio se transforma num iluminado trecho de fé.

Considerado o maior Círio Fluvial Noturno do Mundo, a cada ano vem atraindo pessoas de várias cidades do Brasil, que chegam ao município de Oriximiná, para participarem de momentos de muita fé, respeito e devoção o que para os moradores locais é um orgulho espiritual contagiante.

Com 72 anos de história, a festividade do santo padroeiro da cidade conhecida como a princesinha do trombetas, rio que banha o município e serve como senário e palco para o espetáculo da fé católica é reverenciado pelo cristão em momentos singulares da fé de um povo.

A organização tem todo o cuidado para inovar e ao mesmo tempo não fugir da tradição, fazendo com que as águas do trombetas se torne um rio de fé, que desagua esperança e paixão por servir e receber o visitante de vários lugares do Brasil, segundo os organizadores mais de 20 mil pessoas participaram da festa de fé do povo católico de Oriximiná.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.4%
22.5%
10.3%
1.5%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
34.3%
1.2%
4.0%
4.0%
2.1%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp