08/06/2018 às 19h55min - Atualizada em 08/06/2018 às 19h55min

Secretário do meio ambiente de Oriximiná pede para não queimarem lixo urbanos

Queimar lixo doméstico além de poluir o meio ambiente é crime e o infrator poderá responder criminalmente e pagar multa de 1 a 5 mil reais

Por: Márcio Garcia
Foto: Márcio Garcia
ORIXIMINÁ – Em Oriximiná cidade que fica no oeste do Pará, Alguns cidadãos começaram a fazer denuncia a Secretaria do Meio Ambiente do Município, devido ao incomodo de fumaças urbana oriundas das queimadas feita pelos próprios vizinhos que ainda não tem a consciência o quando isso é prejudicial à saúde principalmente de crianças e idosos.

O fato de queimar lixo no próprio quintal na verdade faz parte da cultura de antigos moradores que assim faziam para descartar os lixos residenciais e quando da limpeza de quintais e terrenos de suas propriedades. Porém com o crescimento populacional isso se tornou danoso e perigoso de acidentes e até mesmo causar grandes incêndios.

O correspondente do Portal Obidense, Márcio Garcia falou com o secretário de meio ambiente Rona Farias que falou sobre os lixos domésticos que estão sendo queimado nos quintais de forma inadequada: “É importante falar das queimadas, pois vamos entrar em um período de estiagem, é bem complicado e conclamo ao povo de Oriximiná, as comunidades, todas as famílias, que tenham cuidado com a queima do lixo, pois isso é crime, aquele que for pego poderá pagar uma multa que varia de 1 mil a 5 mil reais. Lembramos que não há necessidade de queima, pois a maioria são resíduos orgânicos e podem ser usados até mesmo para adubo. Então não façam isso, pois além de causar poluição no meio ambiente, pode até matar pessoas que tem problema cardiovasculares, então evite, devemos ter consciência, pois a secretaria também pode punir.”

A Secretaria de Meio Ambiente, está recebendo denuncia pelo número de telefone, então quem tiver enfrentando esse problema poderá ligar e denunciar (93) 3544-2072 ou 9.9204-4221. Então muito cuidado, pois aquele que tiver fazendo essa prática, estará cometendo crime e poderá responder administrativamente e criminalmente.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp