13/04/2018 às 09h30min - Atualizada em 13/04/2018 às 09h30min

Técnicos das Semmas da Calha Norte participam de capacitação em geotecnologias

A atividade foi realizada em Óbidos e envolveu técnicos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente que compõem a Calha Norte e Juruti

Por: Martha Costa
Foto: Martha Costa

ÓBIDOS - Com objetivo de capacitar os técnicos das Secretarias Municipais de Meio Ambiente dos municípios que integram a região da Calha Norte, e mais o município de Juruti, no oeste paraense, o Programa Territórios Sustentáveis realizou no município de Óbidos uma capacitação em geotecnologia. Participaram da atividade técnicos das secretarias dos municípios de Faro, Terra Santa, Oriximiná, Óbidos, Curuá, Alenquer, Monte Alegre, Prainha, Almeirim e Juruti.

De acordo com o analista do Programa Territórios Sustentáveis, Eli Franco, a atividade foi dividida em seis módulos: introdução a cartografia, geoprocessamento, sistemas de informação geográfica, sensoriamento remoto, uso de GPS, ferramentas que possibilitam o acesso ao QuantumGIS, um software livre que cria mapas temáticos. “A capacitação foi dividida em módulos visando o melhor entendimento dos técnicos e para contribuir nas ações de licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental que são atividades principais de uma secretaria e que em algumas situações há limitações pela falta de conhecimento do uso destas ferramentas”, ressaltou o analista.

Durante a capacitação os técnicos puderam conhecer na pratica como realizar o uso da ferramenta tecnológica QuantumGIS. “Com o QuantumGIS a gente pode criar pontos, linhas e polígonos que são utilizados para construir mapas que dão base nas analises dos trabalhos realizados pelas Semmas e que são fundamentais no exercício das atividades de gestão ambiental”, explicou Eli Franco após citar que as atividades foram realizadas em três dias e que contou com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Óbidos.

A partir da capacitação os técnicos solicitaram que fossem realizadas atividade voltadas a análise das imagens geradas por satélite, bem como orientações quanto aos procedimentos de fiscalização e de licenciamento ambiental.   “Os três dias que nós tivemos participando da capacitação foram dias bastante produtivo com um tema muito amplo e isso querer que a gente tenha uma continuidade. No meu caso como nunca tive contato com a ferramenta eu pude absolver o conteúdo e para os que já dominam este foi um novo aprendizado e é importante essa continuidade não só no geoprocessamento como o licenciamento já que a gente trabalha no combate ao desmatamento”, falou Suelen Amoedo Mouzinho, técnica de licenciamento da secretaria municipal de meio de ambiente de Juruti.

O Programa Territórios Sustentáveis é uma iniciativa da Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), com apoio financeiro da Mineração Rio do Norte (MRN) que tem por objetivo contribuir para a consolidação de um desenvolvimento sustentável dentro dos territórios de Faro, Terra Santa e Oriximiná por meio dos eixos, Desenvolvimento Econômico, Gestão Ambiental, Gestão Pública, Capital Social e Quilombolas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp