07/04/2018 às 18h30min - Atualizada em 07/04/2018 às 18h30min

Vida e obras do escritor Obidense, José Veríssimo Dias de Matos, que neste dia 08 de abril completaria aniversário.

Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, no ano de 1897, sendo um de seus principais mentores, juntamente com outro obidense, o Dr. Herculano Marcos Inglês de Sousa

Por: Carlo Vieira
Foto: Livro

ÓBIDOS - Nascia no município de Óbidos, no dia 08 de abril de 1857, José Veríssimo Dias de Matos. Era filho do Tenente Dr. José Veríssimo de Matos e de D. Ana Flora de Matos. Ele (Dr. Matos), nascido na Fazenda Cachoeirinha, em Mangaratiba município do Rio de Janeiro, filho de um rico cafeicultor. Ela, D. Ana Flora da Piedade, de família humilde, nascida na cidade de Sêrro, Estado do Minhas Gerais.

O Dr. Matos, foi nomeado médico da Colônia Militar de Óbidos, no ano de 1856. No ano seguinte, nascia seu filho, que foi batizado na capela da Colônia Militar pelo Padre Raimundo Sanches de Brito, com o nome de José Clemente Dia de Matos, que segundo Veríssimo (1966, pg. 27), nome este dado em homenagem a “José Clemente Pereira, português, formado em Coimbra [...] Presidente da Câmara Municipal que tinha o nome oficial de Senado da Câmara[...] cabe a ele, como Presidente do Senado da Câmara ir à frente da Procissão que parte da Igreja do Rosário (onde estava instalado o Senado da Câmara)e vai entregar a D. Pedro I o Abaixo-Assinado que Poli Sampaio havia redigido, pedindo ao Príncipe que permanecesse no Brasil. É o dia do Fico”. Segundo ainda Veríssimo (1966, pg. 27) “Mas ainda muito moço (a partir de 14 anos), José Veríssimo substituiu o nome Clemente pelo de Veríssimo, em homenagem ao pai”.

Aos oito anos, o menino José Veríssimo deixou sua terra natal, e foi dar continuidade de seus estudos na cidade de Manaus, levando consigo as lembranças do lugar em que nasceu. Essa demonstração de amor e saudade, está presente em uma carta enviada a sua mãe, da cidade do Rio de janeiro, cujo trecho, transcrevo na integra, “Não faz idéia das saudades que tenho daqueles nossos passeios pelos igapós, do assaí, do tucupi, do tacacá, do vinho de cacau e de tantas outras coisas com as quais me criei.” (Veríssimo, 1966, pg. 27)

No ano de 1867, segue com seus pais para a cidade de Belém, onde conclui o curso primário. Sendo que o curso secundário, é cursado na cidade do Rio de Janeiro, e em seguida, vai para a Escola Politécnica, cursar Engenharia. No entanto, devido a problemas de saúde, abandona o curso de Engenharia e retorna a cidade de Belém. A partir de então, começa a se dedicar a literatura e escrever suas obras.

No ano de 1884, funda o Colégio Americano, onde conhece a professora Maria Elói Tavares, que viria ser sua esposa com quem teve sete filhos.

No ano de 1891, entrega o cargo de Diretor de Instrução Pública do Pará, por não concordar com ordens recebidos do Governador, para a contratação de pessoas não capacitadas para exercerem a profissão do Magistério, e segue com sua família para a cidade do Rio de janeiro, onde funda a Revista Brasileira e passa a ter como colaboradores homens das mais diversas correntes e de reconhecida intelectualidade, tais como: Machado de Assis, Afonso Arinos, Araripe Junior, Capistrano de Abreu, Emilio Goeldi, Joaquim Nabuco, Visconde de Taunay, entre outros.

Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, no ano de 1897, sendo um de seus principais mentores, juntamente com outro obidense, o Dr. Herculano Marcos Inglês de Sousa. As reuniões preparatórias foram realizadas na sala da Revista Brasileira, fundada pelo próprio José Veríssimo. Segundo Veríssimo (1966, pg. 103), “A sugestão foi de Lúcio Mendonça. Sugestão que continha, no fundo, o desejo de continuar aqueles encontros, aquelas tertúlias, aquelas preocupações espirituais dos colaboradores da Revista, em coisa mais permanente.”

É considerado um dos maiores críticos literários brasileiros, fato este que lhes levou a amizade com vários políticos brasileiros, entre eles, Governadores e Presidentes. O Presidente Floriano Peixoto, o nomeou como Reitor do Externato do Ginásio Nacional; com a posse do Presidente Wenceslau Braz, Veríssimo que é um grande defensor e entusiasta  da educação, dirige-se ao Presidente em carta aberta, fazendo um apelo por uma educação que leve o homem a exercer sua cidadania plena, “A educação nacional, de há muito e cada vez mais convencidamente o penso, é a questão capital, a questão suprema, que nos cabe encaminhar com sabedoria se deveras queremos dar a nossa democracia o sólido fundamento de um povo esclarecido, Se não, esta será apenas o simulacro da República, onde a massa popular ignora, inconsciente de seus deveres e direitos cívicos ou indiferente a coisa pública, continuará a ser a matéria inerte na mão dos políticos profissionais que tem sido.

Nasce de cima a corrupção dos povos, E, justamente, num povo como o nosso, que se mira sempre no governo, é que precisa este exercer a sua função de educador com a mais exata consciência dela e o máximo escrúpulo” ... (carta publicada no livro José Veríssimo visto por dentro, retirado um pequeno trecho)

Lendo parte de um relatório publicado pelo então Ministro da Guerra do Império, Sr. Luiz Alves de Lima e Silva (Duque de Caxias), onde afirma existir na colônia Militar de Óbidos, cerca de 60 residências, incluindo a do diretor e do médico, e a cópia do batistério adquirido junto a Paróquia de Óbidos, acredito que nosso imortal tenha nascido na Colônia Militar, lugar este localizado entre a entrada do Lago Arapucu e o Lago Quiriquiri, neste Município. Porém, este assunto deixo para uma próxima oportunidade.

Devido a grandeza de suas obras e profissionalismo, procuramos relacionar algumas obras e cargos ocupados por esse obidense ilustre, que muito engrandeceu e dignificou o nome de sua saudosa terra natal. Dados estes que certamente servirão para pesquisas e aprimoramento de conhecimentos.

 

DADOS BIOGRÁFICOS

Avô :José Veríssimo de Matos;

Pai: José Veríssimo de Matos;

Mãe: Ana Flora da Piedade.

Nome de Batismo: José Clemente Dias de Matos.

Mudou o nome para: José Veríssimo Dias de Matos, em homenagem ao pai.

Local do Batismo: Capela da Colônia Militar de Óbidos.

Padre que o batizou: Raimundo Sanches de Brito.

Nascimento: 08/04/1857.

Cônjuge: Maria Elói Tavares.

Filhos: 07

Falecimento: 02 de dezembro de 1916

CARGOS OCUPADOS

Jornalista;

Escritor;

Crítico literário;

Fundador da sociedade promotora de instrução;

Secretário de instrução pública do estado do Pará;

Fundador do colégio americano, Belém. 1884

Diretor do ginásio nacional;

Professor da escola normal, rio de janeiro.

Sócio fundador da academia brasileira de letras. Cadeira nº 18;

Sócio fundador do clube republicano;

Maçom, grau de mestre,1889;

Fundador do Club Nacional;

Funcionário do escritório comercial do Visconde de Carvalhais;

Colaborador do Jornal do Brasil, (crítico);

Reitor do externato do ginásio nacional, 1892;

Fundador da Revista Amazônica;

Fiscal do Governo na Companhia de Seguros New York Life;

Diretor da Secretaria de Governo do Pará.

Sócio fundador da Liga Pelos Aliados, 1914;

OBRAS PUBLICADAS

Quadros Paraenses, 1878;

As Primeiras Páginas, 1878;

Cenas da Vida Amazônica, 1886;

Estudos Brasileiros, 1889;

A Educação Nacional,1890;

Dos Pequenos Estudos Sobre Emilio Litreé e Carlos Gomes, 1881;

Estudos da Literatura Brasileira, 1900;

Homens e Cousas Estrangeiras, 1911;

Interesses da Amazônia, 1915;

A Amazônia, Aspectos Econômicos, 1892.

A História da Literatura Brasileira, 1916;

A Educação Pública e a Imprensa, 1900;

Estudos Sobre Camões e os Lusiadas;1899

O Século XIX, 1899;

A Pesca na Amazônia, 1895

Questões dos Limites do Pará e do Amazonas, 1899

As Obras Poéticas de Basílio da Gama, 1912;

Em publicação póstuma, Letras e Literatos, 1936;

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

www.academiabrasileiradeletras.com

VERÍSSIMO, Ignácio José. José Veríssimo visto por dentro. Impresso nos Estados Unidos do Brasil, 1966.

VERÍSSIMO, José. Cenas da Vida Amazônica. 3ª edição. Editora Organização Simões. Rio de janeiro, 1957.

Arquivo da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Veríssimo, 2018.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp