29/03/2018 às 19h17min - Atualizada em 29/03/2018 às 19h17min

Católicos de Oriximiná mantêm ritual de Encomendação das Almas

Publicado Por: Walmir Ferreira
Por Julie Rocha
Foto: Agencia Pará

ORIXIMINÁ - No período da Semana Santa, o município de Oriximiná, na região oeste, revive uma tradição secular, a Encomendação das Almas, trazida da Europa para o Brasil pelos padres capuchinhos e mantida até hoje entre as populações ribeirinhas e as comunidades remanescentes de quilombos. O ritual católico começa na noite desta quarta-feira (28), quando grupos de homens trajados com mantos brancos se dirigem ao cemitério da cidade para, à meia-noite, “apanharem” as almas que seguirão em uma longa procissão pelas ruas de Oriximiná.

Entre orações e ladainhas entoadas em latim, os “encomendadores de almas”, como são chamados, também param nas casas dos moradores que solicitam ou, como manda a tradição, deixam uma vela acesa na frente de suas residências. Como retribuição, as famílias costumam ofertar um lanche na madrugada. A manifestação popular, que se mantém em poucas cidades do Brasil, prossegue até a meia-noite da Sexta-Feira Santa, quando as almas são devolvidas ao cemitério.

Originária da Europa do século X, a Encomendação das Almas mistura ritos pagãos e cristãos, e visa direcionar as orações – pai nosso e ave Maria - para sete tipos de alma: Jesus Cristo, pais falecidos, santas benditas, almas com pecado mortal, de pessoas que morreram na água, do purgatório e as necessitadas.

Tradição - Segundo o diretor da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Carlos Dias, além de Oriximiná o município de Juruti, também no oeste paraense, e algumas cidades de Minas Gerais ainda mantêm a tradição da Encomendação das Almas. “Por esse motivo, estamos trabalhando para que essa tradição seja reconhecida e divulgada como um atrativo do turismo religioso no período da Semana Santa, que se completa com a teatralização da Via Sacra pelas ruas da cidade”, informou.

Durante o período da Encomendação das Almas em Oriximiná, uma equipe da Secretaria deve visitar algumas comunidades da zona rural para captar imagens e entrevistas com moradores que há muito tempo participam do ritual. Entre as locações escolhidas estão áreas que mesclam verdadeiros paraísos turísticos, ainda não explorados, com a tradição da Encomendação das Almas, como a região do Lago Sapucuá - considerado um dos maiores lagos da região -, onde vivem 14 comunidades, entre as quais do Saracá, Casinha e Lero, que serão documentadas.

A equipe da Secretaria também visitará os lagos do Itapecuru e do Iripixi, que têm praia com areia fina e água transparente. “Na sexta, vamos acompanhar os grupos que rezam na zona urbana, nos bairros de São José, Cidade Nova e São Benedito”, disse Carlos Dias. 

Turismo - Com 140 anos de fundação, o município de Oriximiná, ou “Princesinha do Trombetas”, como é chamado, tem uma forte vocação para o ecoturismo, graças ao Vale do Rio Trombetas. Além de detentor de grande potencial econômico com a extração da bauxita e a pesca do tucunaré, tambaqui, surubim e acari, o município ganha destaque turístico pelo conjunto de belezas naturais que a região abriga, incluindo lagos, cachoeiras, praias e o Rio Trombetas, indicado para passeios. As praias surgem de agosto a novembro, no chamado verão amazônico.

Entre as datas comemorativas também se destacam o Círio Fluvial Noturno de Santo Antônio, considerado o maior desse tipo no mundo, que abre as festividades do padroeiro da cidade no 1º domingo de agosto, o Festival Junino e a Exposição Feira Agropecuária do Médio Amazonas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp