16/03/2018 às 12h35min - Atualizada em 16/03/2018 às 12h35min

De autoria da professora obidense Marilene Barros, o livro conta a história de um dos educandários mais tradicionais da Amazônia.

A professora e doutora em educação Marilene Maria Aquino Castro de Barros, lança no próximo sábado (17), em Óbidos, oeste do Pará, o livro, “No tempo das freiras: história, memória e educação em Óbidos”.

Por: Érique Figueirêdo – ASCOM/PMO
Arte: Divulgação

ÓBIDOS - A obra é resultado da Dissertação de Mestrado em Educação, intitulada, “O farol que guia: a educação de mulheres no Colégio São José – Óbidos-PA (1950 a 1962)”, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará, de autoria da professora obidense, que contou com a orientação da Professora Doutora Maria Betânia Barbosa Albuquerque.

De forma geral, por meio da história oral e das memórias de 12 ex-alunas, o livro traz pertinentes informações sobre o porquê do Colégio São José, ter sido espaço de protagonização do tempo mais áureo da educação na sociedade obidense, transformando-se numa referência educacional de toda a região, além de promover a instrução e a educação moral cristã às mulheres que lá estudavam, o colégio influenciava, sobremaneira, no comportamento social das alunas e de suas famílias.

Marilene afirma que a pesquisa para a elaboração do livro não foi fácil. Depoimentos de ex-alunas do educandário foram primordiais para a construção da obra. “Realizar a pesquisa sobre a história da educação de mulheres no Colégio São José, não foi tarefa fácil, visto que a escassez de informações documentais era muito grande. Então, para procurar empreender trabalho de registro dessa história, foi imperativo contar com as memórias de algumas de suas ex-alunas, que de forma precisa deram vida às páginas da história do colégio São José”, explicou a autora.

Além de uma obra de grande importância do ponto de vista acadêmico, a publicação do livro contribuirá com o repasse de informações sobre a histórica da educação na Amazônia, história essa que pouco é conhecida.

Colégio São José

O Colégio São José, foi fundado em janeiro de 1911, por Dom Amando Bahlmann, então Bispo da Paróquia de Santarém, pertencente à Congregação Franciscana. Na época de sua fundação recebeu o nome de Colégio Paroquial São José.

Lançamento do livro

O evento de lançamento do livro, “No tempo das freiras: história, memória e educação em Óbidos”, ocorrerá no próximo sábado (17), a partir das 18h30 no auditório da Casa de Cultura. Em seguida será realizada uma sessão de autógrafos com a presença da autora e de sua orientadora.

A Casa de Cultura fica localizada na Rua Idelfonfo Guimarães, s/n no centro da cidade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp