09/03/2018 às 22h10min - Atualizada em 09/03/2018 às 22h10min

Dr. Sidney Barbosa, médico pediatra em Oriximiná dá dicas de prevenção e cuidados com a saúde da criança.

Por: Márcio Garcia
Foto: Márcio Garcia

ORIXIMINÁ -  O período chuvoso na Amazônia aumenta o número de patologia e doenças tropicais as principais vítimas são as crianças com imunidade baixa. Márcio Garcia correspondente do Portal Obidense procurou o médico pediatra Dr. Sidney que falou sobre alguns cuidados que se deve ter nesse período de inverno.

Dr. Sidney destaca algumas doenças: “Temos algumas doenças que são muito frequentes nesse momento, principalmente as respiratórias, a que é mais frequente é a Bronquiolite Viral que é provocada por um vírus, geralmente começa com sintomas gripal, coriza tosse e dificuldades respiratória. Ele alerta, se um bebê ou a criança de até 6 meses, começar com sintomas gripais, ficar cansadinho. Procure imediatamente um pediatra para que esse caso não evolua e evita a insuficiência respiratória”

Também segundo o pediatra existe outra patologia que está muito frequente principalmente nesse período de inverno: “Agora no ano de 2018 existe uma doença viral chamada de síndrome de boca, mão pé, é uma doença por vírus chamado de coquisape... ele pode habitar em nosso intestino, os sintomas são febre alta, lesões na boca tipo afitas, lesões na palmas da mão, podem atingir membros superiores e inferiores e também nas nádegas, as vezes se confundem erradamente com catapora, sarampo e não é nada disso”.

Segundo Sidney essa doença demora em média uma semana e requer paciência o tratamento é simples.

Outra patologia que está afetando as crianças é o que ele chamou de Rota-Viros, provoca muita diarreia nas pessoas e podem até vim acompanhada de raio de sangue, febre alta, vômitos, dor abdominal e causa desidratação.

Todas essas doenças o tratamento e suportivo ou seja só dar suporte para o paciente, mas mesmo assim o pediatra deve ser procurado para avaliar o grau de comprometimento do estado geral do paciente.

O pediatra alerta... muito cuidado com alto medicação, isso pode ser um problema, principalmente em criança que está em formação, em todas as vezes que a criança apresentar sintomas, procure um pediatra que tem melhor habilidade para cuidar do caso.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

Qual BANDA ou CANTOR que vc gostaria de ver num Grande Evento Paraense em 2020 em Manaus

2.3%
22.5%
10.2%
1.8%
0%
0%
15.2%
1.8%
0.6%
33.3%
1.8%
3.8%
4.7%
2.0%
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp