08/03/2018 às 20h07min - Atualizada em 08/03/2018 às 20h07min

Café da manhã especial homenageia mulheres obidenses na Casa de Cultura

Um dos momentos marcantes foi a entrega de certificados de Honra ao Mérito as mulheres que contribuíram com a cultura obidense.

Por: Érique Figueirêdo – ASCOM/PMO
Fotos: Mauro Pantoja – ASCOM/PMO

ÓBIDOS - Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado neste dia 8 de março, a Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), promoveu um café da manhã para homenagear mulheres que se dedicaram ao desenvolvimento da cultura obidense.

Para reconhecer e lembrar ações importantes desenvolvidas por pessoas que dedicaram suas vidas a preservação das manifestações culturais, a arte, poesia e a memória local. Foram convidadas 14 mulheres para receber um certificado de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados a sociedade obidense. Outras quatro personalidades que já faleceram, também receberam homenagens.

Foram concedidos certificados de Honra ao Mérito para Maria Miracy Seixas Pinheiro (Conhecida ‘Nenê Três Almas’) – in memoriam; Edith Carvalho Vieira – in memoriam, Maria José Ferreira - in memoriam, Lucidéia Savino - in memoriam, Maria do Carmo Gomes Ebrahim, Maria Marilene Aquino de Castro Barros, Maria Das Mercês da Silva Sena, Maria de Aquino Castro, Idaliana Marinho de Azevedo, Valdene dos Santos Amorim, Cleonice Maria Alfaia de Barros Nogueira, Lucimar Amaral, Leomarina da Gama Imbelloni, Maria Isabel Bentes da Silva, Raimunda Ilzete da Silva Lopes, Ana Maria Tavares Chocron, Maria Luiza Pinto Bentes, Maria Santana de Albuquerque.

Declamações de poesias, apresentação do coral de alunos da escola Inglês de Souza, e depoimentos marcaram o evento. Francisca das Chagas Simões Pantoja, uma das homenageadas in memoriam, ganhou um espaço na galeria dos filhos ilustres de Óbidos, no auditório da Casa da Cultura

O secretário de cultura, Eduardo Dias, lembrou da necessidade de homenagear as mulheres que sempre lutaram pela cultura local. “Hoje na verdade, nós estamos fazendo uma pequena homenagem a essas pessoas que muito fizeram e fazem por nossa cultura. Por isso tivemos essa ideia de reunir hoje mulheres ilustres ou seus familiares, para que recebam essa homenagem”.

A primeira da do município, Antonieta Barros, também esteve presente, e destacou a importância das mulheres na sociedade e a luta pela garantia de direitos da classe feminina.

“Nós temos esse empoderamento e essa garra de lutar pelos nossos objetivos. Esse dia lembra essa garra das mulheres e a nossa necessidade de sempre se reinventar e construir uma sociedade melhor. O que estamos vivenciando aqui hoje, é um momento muito importante e significativo para nós mulheres obidenses”.

O prefeito Chico Alfaia que fez um discurso homenageando as mulheres, felicitou a ideia de lembrar na data comemorativa as obidenses que contribuíram com a cultura local.

“Nada mais que justo homenagear nossas mulheres. Mulheres de bem que lutaram e lutam até os dias de hoje por uma Óbidos melhor. Colegas nossa de trabalho que há décadas dedicam suas vidas ao serviço público. Que este seja o primeiro momento de muitos que possam vir, para lembrar a atuação de dona ‘Chaguita’, Edithe Carvalho, Lucidéia Savino e tantas outras que fizeram muito por Óbidos”.

Homenagens

Secretarias e departamentos ligados à administração municipal estão desde o início da semana realizando uma série de atividades para lembrar o Dia Internacional da Mulher.

Na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e nos projetos, eventos e palestras lembram usuárias, mães e mulheres que buscam atendimento, da importância da atuação da classe na sociedade.

A Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo em todas as Unidades Básicas de Saúde palestras de educação em saúde e exames clínicos gratuitos, com foco no combate ao câncer de mama.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp