07/03/2018 às 12h04min - Atualizada em 07/03/2018 às 12h04min

Evento apresenta ações de extensão e pesquisa realizadas em comunidades indígenas

Comunicação UFOPA

UFOPA - Nos dias 15 e 16 de março de 2018, a Universidade Federal do Oeste do Pará realiza o I ComunicAção Indígena no Auditório Wilson Fonseca, com mostras dos projetos desenvolvidos pelos alunos da Formação Básica Indígena em 2017. Com o tema “Universidade-Comunidade, Comunidade-Universidade”, o evento apresenta iniciativas de extensão e pesquisa em comunidades indígenas voltadas à valorização da cultura e do conhecimento tradicional.

Esta é a primeira turma da Formação Básica ofertada em dois semestres letivos. Os 53 indígenas recém-chegados à Universidade tiveram contato inicial com disciplinas de ciências exatas, ciências humanas, tecnologias e língua portuguesa por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

“Avalio esses dois semestres de trabalho na Formação Básica Indígena como sendo muito produtivos, pois os discentes indígenas tiveram oportunidade de produzir conhecimentos sobre seu povo e sua comunidade, ou seja, não foi um ensino apenas de repasse de conhecimentos, mas uma iniciação na produção de conhecimentos, por meio de atividades de pesquisa e extensão, que realizaram para conhecer sobre si mesmos e suas aldeias”, comenta a coordenadora Denize Carneiro.

O resultado disso foi a realização de 35 projetos, 22 de extensão e 13 de pesquisa, relacionados ao meio ambiente, alimentação, arte, cinema, formação política e cultural em mais de 20 comunidades da região.

De acordo com a professora, o objetivo não é apenas oferecer um nivelamento técnico, mas trabalhar todo o sistema de práticas, valores, crenças e interesses que não fazem parte das sociedades indígenas e promover reflexões sobre a realidade dessas populações.

Além das comunicações orais, também haverá a apresentação do trabalho “Uso das NTICs no processo de formação acadêmica indígena”, realizado pelo curso de Informática Educacional no dia 16.

O evento é uma ação do projeto Cipó em parceria com o Curso de Informática Educacional e apoio das pró-reitorias da Cultura, Comunidade e Extensão (Procce) e Gestão Estudantil (Proges).

Para participar – As inscrições são gratuitas e serão feitas no local do evento. Os participantes receberão certificados com carga horária de 16 horas.

Acesse a programação completa aqui.

Serviço: I ComunicAção Indígena

Data: 15 e 16/3/30218

Local: Auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon (Av. Marechal Rondon, s/n)

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp