22/01/2018 às 09h49min - Atualizada em 22/01/2018 às 09h49min

Atenção Folião... não vá perder a voz no Carnaval. Segue uma dica importante da Fonoaudióloga, Kelliane Lopes CRFa-5 10915.

Por: Kelliane Lopes
Foto: Kelliane Lopes

ÓBIDOS - É festa! Sim, é muita festa. O Carnaval é o momento em que um ar de euforia se espalha pelos quatro cantos do país contaminando multidões que se lançam ensandecidas nas festas de salão, nos carnavais de rua, nas passarelas de samba, em qualquer lugar em que se misture música e alegria.

Tamanha empolgação, não raras vezes, acaba estimulando alguns excessos por parte dos foliões, inclusive com relação ao uso exagerado ou descuidado da VOZ. Imagine você, em plena Folia de Momo, totalmente sem voz por conta dos excessos. Ninguém merece!

No Carnaval é comum soltar os gritos presos na garganta, extravasar a alegria, cantar bem alto como se o mundo todo pudesse ouvir. Junte-se a isso o consumo excessivo de álcool, o fumo e a desidratação natural do organismo provocada por esse complexo conjunto de fatores. Pronto! Está preparada a receita perfeita para te fazer perder a voz bem nos momentos mais legais da grande festa.

Ficar sem voz pode ser realmente uma catástrofe para o seu Carnaval. A comunicação com familiares e amigos fica prejudicada, você não se faz ouvir em meio à multidão e até mesmo aquelas paqueras típicas desse período podem não acontecer, já que você não consegue dizer uma palavra.

Portanto, vale muito a pena ficar atento e evitar os excessos e descuidos com a voz durante o Carnaval. Foliões e mesmo profissionais da voz, cantores que arrastam o “mar de gente” atrás dos trios, devem consumir bastante água para garantir a hidratação, maneirar no consumo de álcool, evitar o fumo a todo custo, ingerir comidas leves abusando de frutas e verduras, evitar conversar próximo a fontes sonoras em alto volume para um diálogo sem maior esforço, além de tentar controlar a intensidade vocal mesmo nos momentos de maior euforia... inclusive durante aquela música que faz todo mundo sair do chão e os corações explodirem de alegria.

Nós profissionais de Fonoaudiologia recomendamos ainda a realização de exercícios de aquecimento vocal para aumentar a circulação sanguínea e, consequentemente, a oxigenação no local, dando às pregas vocais maior flexibilidade e melhorando a articulação dos sons emitidos. Não menos importantes são os exercícios de desaquecimento vocal que tem como objetivo trazer a voz de volta ao ajuste fonorrespiratório da voz coloquial. Essas orientações podem evitar rouquidão, perda de voz, dores e desconfortos capazes de comprometer o Carnaval de qualquer um.

Ah! Em se tratando de Carnapuxis, o melhor Carnaval de Rua da Amazônia, evento que projeta a cidade de Óbidos/PA aos olhos do mundo, não custa lembrar aos foliões que o pó característico da festa também pode comprometer a saúde vocal. Logo, proteja-se dos excessos e use com moderação e prudência.

Carnaval é tudo de bom, quem aproveita a festa com os cuidados devidos, positivamente, acaba dando o que falar e com muitas boas histórias pra contar.

Ao perceber quaisquer problemas relacionados à voz, procurar o atendimento de um especialista (otorrinolaringologista e fonoaudiólogo).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp