04/01/2018 às 20h18min - Atualizada em 04/01/2018 às 20h18min

Semab distribui mudas de banana geneticamente melhoradas em Óbidos

Ao todo mais de 2 mil mudas serão distribuídas para produtores ligados a agricultura familiar.

Por: Érique Figueirêdo – ASCOM/PMO
Fotos: Mauro Pantoja – ASCOM/PMO

ÓBIDOS - A cadeia produtiva de banana, no município de Óbidos, no oeste do Pará, está recebendo incentivo para aperfeiçoar o cultivo e tornar autossuficiente a produção da fruta. Pequenos produtores, estão recebendo mudas das variedades pacovan e conquista que tem como principais vantagens a resistência à sikatoga negra e amarela, e ao mal-do-panamá, doenças consideradas as mais destrutivas da cultura da bananeira.

As mudas de banana, doadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), estão sendo distribuídas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (Semab), a produtores ligados a agricultura familiar, que residem nas áreas de várzea e terra firme do município.

“O nosso foco é a agricultura familiar. A preocupação seria a segurança alimentar e também, formar um banco de germoplasmas desses cultivares pra gente ter cada vez mais estímulo pra que haja uma produção pra atender ao mercado local, assim como também o Programa de Alimentação Escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar. Isso pode trazer em curto prazo uma renda melhor para os nossos produtores rurais”, explicou Paulo Henrique Gomes, engenheiro agrônomo da Semab.

Mais de 2 mil mudas oriundas dos canteiros laboratoriais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empraba), em Cruz das Almas, no estado da Bahia, foram encaminhadas para Óbidos. Mais de 500 já foram distribuídas para os produtores cadastrados. Outras 1.300 ainda devem ser entregues nas próximas semanas.

Iracelma Sousa, moradora da comunidade Rio Branco, localizada na PA-254, que liga Óbidos ao município de Alenquer, recebeu 28 mudas. Produtora de vários tipos de frutas e verduras, ela espera melhorar a plantação de

banana em sua propriedade. “Pra nós é muito importante. Plantando essa banana que é melhor e mais forte pra resistir as doenças, a gente espera ter lucro logo no primeiro corte. Tem vezes que dá problema no primeiro corte e aí já era, a gente perde tudo, e nosso esforço é em vão”.

As variedades distribuídas pela Semab apresentam melhor performance no cultivo. Em alguns casos, a produtividade pode chegar ao dobro. Além disso, o melhoramento genético possibilita que as variedades revitalizem o plantio em áreas endêmicas de sikatoga, doença para a qual não há tratamento.

“Estamos aproveitando o período chuvoso para fazer as doações. É a época propícia para fazer o plantio das mudas. Estamos chamando os produtores cadastrados, principalmente aqueles que fazem suas vendas na Feira Livre do Produtor Rural, para que possam receber suas mudas e iniciar o processo de cultivo da banana”, finalizou Paulo Henrique.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp